Nuno Canilho é o novo diretor-geral da Escola Profissional da Mealhada

16 outubro, 2013

Nuno Canilho é o novo diretor-geral da Escola Profissional da Mealhada
Nuno Canilho é o novo diretor-geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada. A tomada de posso aconteceu ontem ao final da manhã, no auditÓrio da escola profissional, na presença do presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, do presidente da direção da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Bairrada Aguieira, João Peres, do diretor-geral cessante, João Pega, e dos funcionários e professores da instituição. “O trabalho realizado pelo Eng. João Pega ao longo destes 23 anos é para continuar. Esta é uma proposta concertada, de evolução na continuidade e a transição será tranquila”, afirmou o novo diretor-geral, deixando uma palavra de segurança aos funcionários e docentes da escola, aos alunos e respetivos encarregados de educação. “Tudo o que é essencial manter-se-á”, resumiu Nuno Canilho.

“Esta é uma transição tranquila, de continuidade. O ativo histÓrico da escola é para manter, conto com o apoio dos professores e funcionários e quero ainda deixar uma palavra de segurança aos alunos e encarregados de educação. A escola em que se inscreveram há meses atrás será a mesma onde vão concluir o seu ano letivo”, salientou Nuno Canilho, defendendo a importância da escola ter estabilidade e revelando que terá ao seu lado o diretor-geral cessante numa primeira fase de transição. “Será como uma liderança bicéfala. O Eng. João Pega vai continuar connosco. O caminho que traçou durante estes 23 anos será para seguir”, adiantou o novo diretor-geral, informando ainda que também a direção pedagÓgica será a mesma. “A Dra. Manuela Alves continuará como diretora pedagÓgica”, frisou.

O discurso do novo diretor-geral foi também de elogio ao trabalho realizado pelo seu antecessor ao longo de 23 anos. “Merece os meus maiores elogios, é um trabalho onde me revejo, de que a comunidade se orgulha e que é para continuar. Procurarei, naturalmente, dar um cunho pessoal, mas pretendo manter-me fiel à matriz fundacional e ao projeto educativo da escola”, disse. João Pega ouviu ainda os elogios e agradecimentos do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, e do presidente da direção da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Bairrada Aguieira, João Peres, pela sua entrega à Escola Profissional da Mealhada. “O Eng. Pega teve um papel de extrema importância para o sucesso da Escola Profissional”, salientou Rui Marqueiro.

O presidente da Câmara elogiou também o novo diretor-geral, Nuno Canilho, e sucintamente explicou o porquê da sua escolha. “Conheço o Nuno desde criança. é uma pessoa inteligente, culta, dedicada, que partilha muitos valores que admiro. Tenho com ele uma grande identificação pessoal. Com todos estes atributos, senti que era a pessoa indicada para ocupar o lugar de diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Isto, claro, em concordância com presidente da direção da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo”, avançou Rui Marqueiro. “Na altura, ele ficou surpreso. Disse que ia falar com a família, mas penso que ficou feliz”, acrescentou o autarca, concluindo: “Aceitou e agradeceu a confiança”.

Nuno Castela Canilho tem 34 anos, é casado, natural de Coimbra, mas desde sempre residente em Sernadelo, na Mealhada. é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (pré-Bolonha) e mestrando em Administração Pública. Para além das funções que agora assume, de diretor-geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Nuno Canilho é presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, Secretário Regional para o Programa Educativo da Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas e sÓcio-gerente da empresa Casa de Castela Canilho, Lda., que administra o Restaurante Residencial Hilário, um negÓcio com 40 anos fundado pelos seus avÓs maternos, onde trabalhava até agora, juntamente com os seus pais e irmão.

O novo diretor-geral da Escola Profissional da Mealhada foi também professor voluntário na Universidade Sénior Cades da Mealhada, ministrando a disciplina de HistÓria Local a cerca de 30 alunos. De 2005 a 2012, exerceu as funções de Diretor do Jornal da Mealhada.

(2013-10-16) - Press Release