Câmara apresentou obra de requalificação da zona central da Mealhada à população

15 novembro, 2013

A Câmara Municipal reuniu com comerciantes e residentes no centro da cidade, na quarta-feira à noite, na Biblioteca Municipal, para apresentar o que falta da obra de requalificação da zona central da Mealhada. A empreitada, que está praticamente a meio, devendo ficar concluída em finais de junho do prÓximo ano, prevê ainda intervenções na Rua Dr. Cerveira Lebre e na Rua Eduardo Alves (que passam a ter zonas apenas para peões), no Jardim Municipal, bem como a aplicação de novos revestimentos em passeios e arrumamentos e a colocação de novo mobiliário urbano. A população ouviu com atenção e deu a conhecer os seus receios, que se prendem essencialmente com a falta de estacionamento, de contentores do lixo e com os prováveis danos causados pelos trabalhos.

A empreitada já vai a mais de meio, mas o novo Executivo Municipal considerou importante apresentar o que falta da obra à população e ouvir as suas preocupações. Até porque, a zona que será agora intervencionada é aquela que vai sofrer mais alterações. A sessão decorreu na quarta-feira, das 19h30 às 22h, no auditÓrio da Biblioteca Municipal, e contou com a presença da vereadora das Obras Municipais, Arminda Martins, dos técnicos municipais e de cerca de duas dezenas de munícipes, entre comerciantes e residentes no centro da cidade.

A fase da empreitada que agora se segue inclui algumas intervenções a destacar. A primeira será na Rua Dr. Cerveira Lebre, que vai passar a ser pedonal no percurso entre os CTT e o Tribunal da Mealhada, sendo apenas permitido o acesso de cargas e descargas em horário ainda a determinar. Os trabalhos incluem a remoção de passeios, de pavimento betuminoso, do mobiliário, dos sinais de trânsito e da iluminação pública, bem como a execução de uma nova rede de abastecimento de água, de drenagem pluvial superficial, uma nova rede de saneamento e uma nova rede de iluminação pública.

A segunda será na Rua Eduardo Alves, que igualmente vai ter uma zona exclusiva para peões, no percurso que vai do edifício da Câmara Municipal até à Caixa Geral de DepÓsitos. Esta intervenção conta também com a remoção de passeios, de pavimento betuminoso, do mobiliário, dos sinais de trânsito e da iluminação pública, bem como a execução de ramais novos na rede de abastecimento de água, de uma nova rede de drenagem pluvial, uma nova rede de saneamento, uma nova rede de iluminação pública e a execução de pavimentos novos.

A intervenção na zona norte do Jardim Municipal da Mealhada, que vai receber novas instalações sanitárias, um espaço lúdico e uma fonte luminosa, bem como a aplicação de revestimentos em passeios e arrumamentos e a colocação de novo mobiliário urbano são outros dos trabalhos a assinalar.

Os munícipes ouviram a apresentação atentamente e apressaram-se a revelar as suas principais preocupações. A falta de estacionamento e de contentores do lixo depois da obra concluída e os danos que os trabalhos da empreitada vão causar, como pÓ e afins, foram os principais problemas levantados pelos presentes. A vereadora das Obras Municipais ouviu as preocupações e as sugestões dos munícipes, e garantiu que, quanto ao lixo, a situação será analisada no sentido de haver um reforço dos contentores ou dos camiões do lixo passarem com mais frequência. Relativamente aos danos causados pela obra, Arminda Martins assegurou que quer a Câmara Municipal, quer o empreiteiro, tudo farão para os minimizar.

Recorde-se que a empreitada de requalificação da zona central da Mealhada foi entregue à empresa AntÓnio Saraiva e Filhos Lda., por 1 milhão 356 mil euros + IVA. A obra deverá estar concluída em finais de junho de 2014.

(2013-11-15) - Press Release