Trabalhadores da Câmara Municipal participam em ação de voluntariado

26 novembro, 2013

Trabalhadores da Câmara Municipal participam em ação de voluntariado

Inserido no terceiro Sement Event, promovido pela Fundação Mata do Buçaco, decorreu no passado sábado, dia 23 de novembro, uma iniciativa no âmbito do projeto BRIGHT – Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats: uma apresentação pública do programa e uma ação de voluntariado, que pretendeu assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone com a plantação dessas espécies na Mata Nacional do Buçaco. Os trabalhadores da Câmara Municipal da Mealhada associaram-se à iniciativa e participaram na reflorestação da mata, plantando espécies autóctones nos locais indicados no projeto BRIGHT.

A iniciativa foi aberta a toda a população, mas contou com a participação especial dos trabalhadores da Câmara Municipal da Mealhada, que foram voluntários na ação de reflorestação da Mata Nacional do Buçaco. A iniciativa marcou o arranque do Sement Event 2013, num dia que ficou também marcado pela apresentação pública do projeto BRIGHT.

A iniciativa começou logo pela manhã, com a apresentação pública das atividades desenvolvidas durante o ano 2013, no âmbito do projeto BRIGHT. Na sessão de abertura, estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, e um representante da Junta de Freguesia do Luso, João Silva. Todos sublinharam a importância destas iniciativas para o reconhecimento e mais-valia da Mata Nacional do Buçaco. Já na apresentação do balanço das atividades, os discursos foram de Nelson Matos, do projeto BRIGHT, de Rosa Pinho, da Universidade de Aveiro, de Luís Pereira, da Câmara Municipal, e de Lídia Dias, da Living Place. A manhã terminou com a plantação simbólica de algumas espécies autóctones, pelos representantes das instituições presentes.

A tarde foi dedicada ao Dia Nacional da Floresta Autóctone. A ação de voluntariado começou às 14 horas, com os participantes a reunirem-se na área do Pinhal do Marquês para a atividade de reflorestação. Entre os voluntários, estavam cerca de 30 funcionários da Câmara Municipal e seus familiares. Neste local foram plantados 200 espécimes de árvores como o Sobreiro, o Aderno, o Carvalho alvarinho, o Carvalho negral, o Carvalho cerquinho e os Medronheiros.

O terceiro Sement Event tem um programa de ações que se estende até dia 1 de dezembro e inclui visitas orientadas ao Trilho Adernal com recolha de sementes, oficinas de observação e produção doméstica de cogumelos, passeios e tertúlias de fotografia, seminários e formações, tendo sempre como palco o espaço da Mata do Buçaco.

Este evento está a ser realizado ao abrigo do Projeto BRIGHT – Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, apoiado pelo programa LIFE + / Biodiversidade, e que desenvolve ao longo do ano atividades na Mata Nacional do Buçaco, com vista à manutenção e conservação deste património natural, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada.

Oficina de recolha de sementes juntou crianças na Mata do Buçaco
Durante a tarde de sábado, inserida nas iniciativas que decorreram no âmbito do Dia Nacional da Floresta Autóctone, realizou-se uma oficina, dinamizada pela Living Place, dirigida às crianças participantes no terceiro Sement Event. Esta ação consistiu numa recolha e seleção de sementes que serão replantadas no próximo ano, na Mata Nacional do Buçaco. Os pais das crianças ficaram assim livres para participarem na ação de voluntariado, plantando espécies autóctones nas áreas do projeto BRIGHT.

(2013-11-25) - Press Release