Mealhada debate integração social e profissional de pessoas com deficiência

29 novembro, 2013

Mealhada debate integração social e profissional de pessoas com deficiência

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre vai receber, no próximo dia 9 de dezembro, das 14h30 às 16h30, o seminário “Cidadãos com Necessidades Especiais – Que respostas à sua inclusão?”. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Mealhada e pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada, que pretende debater a problemática da deficiência e os constrangimentos sentidos pelos cidadãos com necessidades especiais na sua integração na sociedade. O seminário é aberto a toda a população e a entrada é gratuita.

Como fomentar a inclusão social e profissional dos cidadãos com necessidades especiais é a principal questão a abordar no seminário. Uma iniciativa da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas da Mealhada, que pretende, pois, sensibilizar os representantes da comunidade concelhia para esta problemática e equacionar formas de concretizar o direito das pessoas com necessidades especiais ao trabalho e ao emprego, à formação e ao exercício da sua autonomia e independência pessoal, conferindo-lhes a oportunidade de participarem ativamente na vida da comunidade em que se inserem.

O grande objetivo desta iniciativa passa ainda por estabelecer compromissos entre as escolas, as entidades parceiras (Centro de Recursos para a Inclusão, Instituições de Solidariedade Social e Empresas) e os cidadãos com necessidades especiais, para que desta forma se contribua efetivamente para a integração social e profissional desta camada da população. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação Comercial e Industrial da Mealhada, Escola Profissional Vasconcellos Lebre e APPACDM de Anadia.

Programa:

14h30 – Sessão de Abertura

Câmara Municipal da Mealhada
Agrupamento de Escolas da Mealhada
Associação Comercial e Industrial da Mealhada

14h45 – Cidadãos com Necessidades Especiais: a realidade concelhia

José Alfredo da Costa
(Agrupamento de Escolas da Mealhada)

15h – Testemunhos de integração

Moderador: Júlio Penetra

Maria do Céu Almeida
(Mãe de um cidadão com necessidades especiais)

Carolina Gomes
(Cidadã com necessidades especiais)

Graça Baptista
(Empresária)

15h30 Momento Cultural

Orquestra de Santo Amaro
Centro de Atividades Ocupacionais de Casal Comba/APPACDM Anadia

15h45 Que Resposta de Inclusão?

A Institucionalização e a Integração Local
Elisa Lemos
(Centro de Atividades Ocupacionais de Casal Comba/APPACDM Anadia)

Medidas de Integração Profissional