Luso inaugura hoje árvore de Natal gigante feita com radiografias

06 dezembro, 2013

Luso inaugura hoje árvore de Natal gigante feita com radiografias
O Luso vai ter um brilho especial neste Natal. A partir de hoje e até ao prÓximo dia 6 de janeiro, 60 árvores da avenida principal da vila vão estar iluminadas e a rotunda central do Luso vai receber uma árvore especial, de 11 metros de altura, feita com radiografias, numa iniciativa de sensibilização da Assistência Médica Internacional (AMI) para a sua campanha de recolha de radiografias que visa angariar fundos para as suas ações humanitárias. Um evento organizado pela Junta de Freguesia do Luso, em parceria com comerciantes, hoteleiros e empresários da vila, que tem hoje o seu ponto alto, às 21h30, na rotunda do Luso, com a abertura oficial da época natalícia.

A iniciativa partiu dos comerciantes, hoteleiros e empresários do Luso e da Junta de Freguesia, que conjugaram esforços no sentido de realizarem um evento turístico único no país, que atraísse visitantes à vila termal nesta época do ano. A ideia passou por aproveitar a paisagem natural do Luso e conjuga-la com o espírito do Natal. E para isso, nada melhor do que iluminar o maior número de árvores possível, das mais variadas espécies, que existem por toda a vila, proporcionando uma imagem ímpar a quem visitar o Luso durante esta quadra natalícia. São 60 árvores, de pequeno e grande porte, algumas com mais de 30 metros de altura, enfeitadas a preceito com luzes de Natal, numa iniciativa única a nível nacional.

O evento ganha ainda uma maior dimensão e um carater social através da parceria estabelecida com AMI, que irá ter uma árvore de Natal artificial, com 11 metros de altura, na rotunda do Luso, alertando e sensibilizando para a recolha de radiografias como forma de angariar fundos para as ações humanitárias desta instituição. Uma árvore patrocinada pela Câmara Municipal da Mealhada, que se associa a esta iniciativa solidária, inserida no evento turístico de Natal do Luso.

E é já hoje, às 21h30, que se realiza a festa de abertura, marcando assim o início da época natalícia. O momento será assinalado com o acender das luzes, a inauguração da árvore da AMI, a atuação da CADES e muitas outras surpresas.

O evento vai decorrer de 6 de dezembro a 6 de janeiro e inclui muitas outras atividades, como a Feira de Natal (dia 8 de dezembro, das 10h às 18h, no centro do Luso), os miniconcertos itinerantes (sábados e domingos de manhã, no mercado e na fonte de S. João), a Gala de Natal da AJCL, o concerto de fim-de-ano realizado pela Lost Orchestra e mais novidades, que serão divulgadas brevemente. A iniciativa procura ainda incentivar as compras no comércio tradicional: 15€ de compras são direito a participar num sorteio de 10 vales de 50€ na Tômbola do Comércio do Luso.

A organização do evento é da responsabilidade da Junta de Freguesia do Luso, Comerciantes e Empresários da Vila do Luso e da produtora de eventos Dias do Avesso. A iniciativa conta com o apoio da AMI, Fundação Mata do Buçaco, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mortágua, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Mealhada, ParÓquia do Luso, Câmara Municipal da Mealhada, Millennium BCP, Farmácia Nova, Alegre Hotel, Hotel éden, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, INATEL, Malo Clinic – Termas do Luso, Grande Hotel do Luso e Fundação Luso.

(2013-12-06) - Press Release

natal luso ami