Fernando Correia é o novo presidente da Fundação Mata do Buçaco

17 dezembro, 2013

Fernando Correia é o novo presidente da Fundação Mata do Buçaco
Fernando Correia é o novo presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB). A proposta foi avançada hoje, em reunião de Câmara, pelo presidente Rui Marqueiro, e mereceu o voto de confiança de todos os membros do Executivo Municipal presentes. Fernando Correia é biÓlogo, ilustrador profissional e atualmente professor de Ilustração Científica na Universidade de Aveiro. Com fortes ligações ao concelho da Mealhada, onde reside há vários anos, conhece a Mata Nacional do Buçaco como poucos. No prÓximo dia 2 de janeiro vai suceder a AntÓnio Jorge Franco na presidência da FMB. A tomada de posse está marcada para as 11h no Hotel Palace do Bussaco.

Fernando Correia é a aposta da Câmara Municipal da Mealhada para suceder AntÓnio Jorge Franco na presidência da FMB. Uma proposta levada a reunião de Câmara pelo presidente Rui Marqueiro, que justifica o porquê da sua escolha. “é biÓlogo, professor na Universidade de Aveiro, conhecedor da Mata Nacional do Buçaco. Aliás, é um apaixonado pela Mata Nacional do Buçaco. Tem reconhecimento científico, vários livros escritos, prémios nacionais e internacionais. Analisei várias opções e pareceu-me definitivamente a pessoa com melhor currículo”, justificou Rui Marqueiro.

A proposta foi acolhida com confiança por todos os membros do Executivo presentes. Os vereadores da oposição confessaram não conhecer Fernando Correia, mas mostraram contentamento pelo seu currículo, referindo apenas que seria importante o novo presidente ter também “conhecimentos de gestão” e “sensibilidade para o turismo”. “Não conheço a pessoa, mas defendo que para além de conhecimentos técnicos, deve ter também competências de gestão”, salientou o vereador Gonçalo Louzada. “Parece-me importante que seja uma pessoa com alguma experiência em gestão, com sensibilidade para a área turística e sobretudo que conheça bem o Buçaco e tenha bons conhecimentos científicos”, acrescentou o vereador João Seabra.

Características mais do que reconhecidas na pessoa escolhida pelo presidente do Executivo Municipal. Recorde-se que Fernando Jorge Simões Correia tirou a licenciatura e posteriormente o mestrado em Biologia na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é ilustrador profissional desde 1988 – especializou-se em Ilustração Científica e Design da Comunicação – e atualmente é professor de Ilustração Científica na Universidade de Aveiro. é autor de mais de 115 obras (algumas sobre o concelho da Mealhada), pioneiro da introdução da Ilustração Científica Digital em Portugal e já foi galardoado com vários prémios nacionais e internacionais. Para além disso, tem uma ligação especial ao concelho da Mealhada, onde aliás reside já há vários anos.

A proposta acabou por ser aprovada por unanimidade. O presidente da Câmara informou que a tomada de posse do novo presidente da FMB terá lugar no dia 2 de janeiro, pelas 11h, no Hotel Palace do Bussaco.

Câmara Municipal defende que FMB deve reger-se pelos seus estatutos até haver decreto-lei
A propÓsito do assunto Mata do Buçaco, foi ainda abordado na reunião de Câmara de hoje a existência de uma divergência entre a autarquia e o Governo relativamente à interpretação da lei que rege as fundações. Ao contrário do que defende a Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural – que, por carta, argumenta que, segundo a Lei-Quadro das Fundações, a FMB deve reger-se pela Lei-Quadro dos Institutos Públicos e passar a ter um Conselho Diretivo – a Câmara Municipal considera que no caso da FMB mantêm-se tudo como está, uma vez que os seus estatutos foram criados por decreto-lei e sÓ podem ser alterados também por decreto-lei, tal como a prÓpria Lei-Quadro das Fundações prevê. Ora, uma vez que não existe ainda nenhum decreto-lei de alteração aos estatutos na FMB, esses mantêm-se em vigor, possibilitando assim que Câmara Municipal da Mealhada nomeie o presidente do Conselho de Administração da FMB.

(2013-12-16) - Press Release