Câmara entrega brinquedos às crianças carenciadas do concelho

23 dezembro, 2013

Câmara entrega brinquedos às crianças carenciadas do concelho

Os brinquedos recolhidos durante a campanha “Um brinquedo, um sorriso”, que a Câmara Municipal promoveu em finais de novembro, foram entregues na sexta-feira, dia 20 de dezembro, às crianças beneficiárias da Loja Social da Mealhada. A iniciativa abrangeu 94 crianças com idades entre os 0 e os 12 anos, de 77 agregados familiares do concelho e contou com o apoio de duas entidades bancárias, o Santander Totta e o BPI, que contactaram a autarquia para participarem na ação. Na sexta-feira, foram entregues as prendas a 68 crianças, numa festa que decorreu na Loja Social e teve a participação da Escola de Música da Mealhada. As restantes 26 crianças receberam a sua prenda no domingo, no Cineteatro Municipal Messias, durante a festa de Natal dos filhos dos funcionários da autarquia.

A passada sexta-feira foi um dia especial para as crianças beneficiárias da Loja Social da Mealhada. Os pequenos receberam as suas prendas de Natal nas instalações da loja, numa pequena festa que decorreu pelas 15h e que contou com a participação de alguns alunos da Escola de Música da Mealhada – que tocaram e cantaram canções típicas da época – e do próprio Pai Natal. Felizes, as crianças tiraram fotografias com o Pai Natal, cantaram, dançaram e abriram os seus presentes, num momento unicamente dedicado a elas. “Isto é para vocês. Queríamos muito mais, porque todos vocês merecem um Natal especial”, afirmou a vereadora de Ação Social, Arminda Martins, agradecendo a todos os que colaboraram na iniciativa, com destaque para o Santander Totta, que contactou a autarquia para colaborar na ação, ficando responsável pelos brinquedos das crianças dos 8 aos 12 anos de idade.

Já no domingo, dia 22 de dezembro, 26 crianças beneficiárias da Loja Social – escolhidas em função das suas necessidades – receberam os seus presentes durante a festa de Natal dos filhos dos funcionários da Câmara Municipal. As crianças receberam uma prenda conseguida pelo Banco BPI – Balcão da Mealhada junto dos seus clientes – que apadrinharam uma criança e compraram-lhe um presente –, no âmbito da sua campanha de angariação de brinquedos novos para crianças de instituições de solidariedade social de todo o país, “Ajude uma Criança a Sorrir”. Uma ação que surgiu de um contacto que a entidade bancária teve com a Câmara Municipal, depois de conhecer a campanha da autarquia “Um Brinquedo, um Sorriso”.

Recorde-se, pois, que esta iniciativa de entrega de uma prenda às crianças beneficiárias da Loja Social resultou de uma campanha de recolha de brinquedos nas escolas do concelho que a Câmara Municipal promoveu, através do Setor de Educação e Desporto. A campanha intitulou-se “Um brinquedo, um sorriso”, decorreu de 25 de novembro a 3 de dezembro nos jardins de infância e nas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do concelho, e teve como objetivo a recolha de brinquedos para serem entregues às crianças dos agregados familiares inscritos na Loja Social da Mealhada, que habitualmente têm poucos ou nenhuns para brincarem, durante a época de Natal. Uma ação levada a cabo pela Câmara Municipal, com a finalidade de possibilitar que todas as crianças do concelho tenham o melhor Natal possível.

(2013-12-23) - Press Release