Comunicado da FMB sobre incêndio que destruiu a tela de Josefa de Óbido

03 janeiro, 2014

Comunicado da FMB sobre incêndio que destruiu a tela de Josefa de Óbido

O incêndio que ocorreu na Capela da Sagrada Família (Convento de Santa Cruz do Buçaco) na noite de 24 de dezembro provocou danos irreparáveis e destruiu por completo a tela da Sagrada Família, de Josefa de óbidos. A Fundação Mata do Buçaco lamenta a perda de uma obra única, num acontecimento imprevisível, estando já a desenvolver uma estratégia de recuperação do espaço e da memória

A Sagrada Família datada de 1664 é um dos mais valiosos quadros de arte sacra existentes no Convento de Santa Cruz do Buçaco, e ficou totalmente destruída após o incêndio que deflagrou na noite de 24 de dezembro, na capela lateral da igreja daquele local.

Após o sucedido, a Fundação Mata do Buçaco tomou todas as providências junto das autoridades e está já a desenvolver um plano de recuperação do local, apesar dos danos irreparáveis, sendo que a origem do mesmo poder-se-á dever a um curto-circuito na instalação elétrica. Neste momento, as investigações estão ainda a decorrer.

Para além da tela de Josefa de óbidos, os estragos estendem-se também à estrutura retabular e paredes anexas que são contudo reparáveis.

Recorde-se que a Sagrada Família pintada para os Carmelitas Descalços do Buçaco é um tema saído da experiência e maturidade artística de Josefa de óbidos que seria retomado, em 1672, no painel retabular realizado para a série do extinto Convento de Carmelitas Descalças de Cascais. De um a outro vai a distância de um tratamento intimista de uma piedade controlada no Buçaco e de um sentido de maior teatralidade em Cascais.

Sobre Josefa de óbidos:
Josefa de óbidos detém um papel de indiscutível relevância no panorama da pintura portuguesa do século XVII. Com uma personalidade artística muito marcante e de traços reconhecíveis, a pintora de temas religiosos, naturezas-mortas ou retratos navega entre a atração das referências marcadamente andaluzas, o academismo provinciano da designada escola de óbidos e o contributo dos pintores portugueses da primeira metade do século.