José Cid em concerto solidário na Mealhada

06 janeiro, 2014

José Cid em concerto solidário na Mealhada
José Cid vai estar na Mealhada, no Cineteatro Municipal Messias, na noite de quinta-feira, dia 16 de janeiro, para um concerto solidário a favor do Rúben Santos. Esta é mais uma iniciativa de apoio à família do Rúben, o menino do concelho da Mealhada que acabou por falecer no passado dia 21 de dezembro, vítima de doença genética. O concerto começou a ser organizado pelas suas professoras, da EB2 da Mealhada, no início de dezembro. Apesar do sucedido, as professoras decidiram manter a iniciativa, sendo que o total da receita reverterá a favor da mãe, Maria Madalena, e que esta optou por entregar metade do valor às associações Bairrada Solidária e Acreditar. O bilhete para o espetáculo tem um custo de 12 euros.

A iniciativa partiu de duas professoras da escola EB2 da Mealhada, que acompanhavam o desenvolvimento escolar do pequeno Rúben Santos. Anabela Pereira e Ana Camacho uniram-se para realizar um evento que ajudasse financeiramente a família do menino a suportar algumas despesas que tinham com a sua saúde. A ideia surgiu no seguimento do plano de atividades do Agrupamento de Escolas da Mealhada, que inclui áreas temáticas como a Solidariedade Social. Baseando-se neste pressuposto, contactaram o músico José Cid, que se disponibilizou de imediato para dar um concerto sem receber cachet. O local foi fácil de conseguir, uma vez que a Câmara Municipal disponibilizou de imediato o espaço para a iniciativa das docentes.

O concerto começou a ser organizado logo no início de dezembro. Contudo, no passado dia 21, as professoras receberam a triste notícia. Oportunamente contactaram a mãe do Rúben, Maria Madalena, e o músico José Cid, e decidiram manter o concerto solidário, uma vez que o dinheiro angariado será igualmente uma importante ajuda para a mãe da criança. Maria Madalena decidiu, porém, ficar apenas com metade da verba angariada e já fez saber que irá entregar a outra metade a duas associações: a Bairrada Solidária e a Acreditar.

O concerto de José Cid tem início às 21h30, de dia 16 de janeiro, no Cineteatro Municipal Messias. O bilhete para o espetáculo tem um custo de 12 euros e pode ser adquirido na bilheteira do cineteatro, de sexta a segunda, das 14h30 às 18h30 e das 20h às 22h, ou na EB2 da Mealhada, através da professora Ana Camacho (919 508 321). O que seria apenas um concerto solidário, será agora também uma homenagem ao pequeno Rúben e à forma corajosa como sempre enfrentou a sua doença durante os seus 11 anos de vida.

Um menino cheio de coragem
O Rúben tinha 11 anos e sofria de uma doença genética diagnosticada aos dois anos de idade: displasia Óssea. Uma doença que, para além de inúmeros problemas de saúde, não lhe permitia crescer como uma criança normal: Rúben pesava somente 11 kg e estava a passar por um problema de subnutrição. As despesas com a doença foram imensas e a mãe do Rúben, Maria Madalena - que deixou o seu emprego para poder cuidar do seu filho - não tinha capacidade econÓmica para garantir todos os cuidados de que o Rúben necessitava. O menino acabou por falecer no passado dia 21 de dezembro.

(2014-01-06) - Press Release