Ir para o conteúdo principal

Mealhada vive mais uma noite de homenagem ao desporto

28 janeiro, 2014

Mealhada vive mais uma noite de homenagem ao desporto
O Cineteatro Municipal Messias voltou ontem a lotar na oitava edição da Gala Desportiva, numa noite de distinções, dedicada a todos os que já levaram o nome da Mealhada além-fronteiras ou que, de alguma forma, já deram o seu contributo para o desenvolvimento do desporto concelhio. Uma gala apresentada pela dupla de jornalistas da RTP/Antena1, Paula Costa e Pedro Ribeiro, que contou com a presença de Nuno Matos, Costinha, Maniche, Jorge Sousa, José Regalo e Reinaldo Ventura. Uma noite marcada pelo reconhecimento do desporto automÓvel, com a entrega do Prémio Incentivo ao Clube LusoClassicos e o Prémio Especial do Júri à dupla de rally, Raul Aguiar e Pedro Ferreira. Foi com a sala cheia e bem animada, que começou ontem a oitava edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, exemplarmente conduzida pela dupla de jornalistas Paula Costa e Pedro Ribeiro. Um número de magia deu início ao evento que a Câmara Municipal organiza anualmente, como forma de reconhecer e agradecer todo o trabalho que tem vindo a ser realizado nesta área a nível concelhio. A noite começou com as emoções ao rubro, quando Luís Oliveira subiu ao palco para receber de Costinha, em nome do Grupo Desportivo da Mealhada, o prémio Associação Desportiva do Ano. “é cada vez mais difícil ser-se associativista. Quero partilhar este prémio com esta direção. é a melhor equipa onde eu já joguei”, agradeceu, emocionado, Luís Oliveira.

Foi o primeiro grande aplauso da noite, mas não o último. As palmas estenderam-se aos Seniores Masculinos do Hóquei Clube da Mealhada, que receberam o título de Equipa do Ano, ao Presidente da Direção do Sport Clube do Carqueijo, Alcides Pereira, considerado Dirigente do Ano, e ao treinador dos Juniores Masculinos do Grupo Desportivo da Mealhada, João Garrido, que ouviu o seu nome a ser anunciado num fantástico relato feito por Nuno Matos, da Antena1, que depois lhe entregou o prémio no palco. Já Ricardo Ferreira, andebolista juvenil do Sport Lisboa e Benfica recebeu o prémio Revelação do Ano das mãos de Maniche, que fez questão de elogiar o evento promovido pela Câmara Municipal, “por incentivar o sonho deste jovens desportistas do concelho, que tanto ambicionam concretizar os seus objetivos”.

Uma novidade da noite de ontem foi a entrega do prémio Atleta do Ano a dois nomeados: os hoquistas Dinis Abreu e Manuel Coimbra. Os colegas de equipa do Hóquei Clube da Mealhada, que o ano passado se sagraram campeões europeus ao serviço da Seleção Nacional Sub17, subiram ao palco satisfeitos pelo reconhecimento. “Estou muito feliz por ser galardoado desta maneira na gala do desporto”, afirmou Dinis Abreu. “Eu também. Agora é continuar a trabalhar e a assegurar o Campeonato Nacional de Juvenis e chegar à Final Four”, acrescentou Manuel Coimbra.

Nos prémios de nomeação direta do júri, foi o desporto automÓvel o grande homenageado. As palmas fizeram-se ouvir na atribuição do Prémio Incentivo ao Clube LusoClassicos, associação concelhia que promove o desporto automÓvel desde 2006 e que recuperou o mítico Rally HistÓrico Luso-Bussaco. “Para nÓs é uma surpresa estar aqui. O LusoClassicos surgiu por carolice e brincadeira, com a intenção de promovermos o Luso, o nosso concelho, o desporto automÓvel e hoje procuramos mostrar como o veículo pode ser promotor de uma região”, afirmou Diogo Ribeiro, da associação lusense.

Mas foi no prémio seguinte, que se ouviu a maior ovação. Raul Aguiar e Pedro Ferreira subiram ao palco ao som dos aplausos do público, que mostrou todo o seu entusiasmo pela atribuição do prémio Especial do Júri a esta dupla de rally do Luso, que tantas vitÓrias tem conquistado a nível regional e nacional, levando o nome da Mealhada para lá dos limites concelhios. “Queremos dedicar este troféu aos nossos patrocinadores, que são a família e os amigos”, afirmaram.

Antes, a basquetebolista Liliana Rocha já tinha sido distinguida com o prémio Carreira e Santo AntÓnio, do Grupo Desportivo da Mealhada, com o prémio Dedicação. O último galardão, de Alto Prestígio, foi para Carlos Duarte, que desde sempre esteve ligado ao Futebol Clube da Pampilhosa, ou como atleta, ou sÓcio, ou dirigente, ou presidente, ou grande patrocinador. O homenageado não escondeu a surpresa. “Eu fui chamado para vir entregar um prémio. Mas acho que é justo, que mereço. Não posso dar o meu tempo livre ao clube, mas dou o que tenho”, afirmou Carlos Duarte.

Coube ao vice-presidente da Câmara deixar uma palavra a todos em nome do Executivo Municipal. Realçando a importância da prática de atividade física, Guilherme Duarte lembrou que, atualmente, “914 crianças, jovens e adultos praticam desporto” no município, nas mais diversas modalidades. “Se há uns anos atrás, o concelho se reduzia, praticamente, ao hÓquei em patins e ao futebol, hoje, andebol, ballet, futsal, karaté, kempo, kicboxing, natação, patinagem artística, pesca, ténis, são outras opções”, sublinhou o vice-presidente, salientando ainda que para isso contribui o facto das instalações desportivas do concelho serem de excelência e dos clubes saberem tirar partido delas. Guilherme Duarte deixou ainda uma palavra especial a todos os praticantes de desporto, às associações desportivas, às unidades de ensino, às instituições de saúde e a todos os que colaboram no desenvolvimento do desporto concelhio.

A gala terminou em grande com um número de magia que Telmo Melo apresentou com a colaboração do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro. Antes, ficaram as atuações do Coro de Santo Amaro, da APPACDM, do núcleo de Fitness e Desporto da Associação CADES, dos Dixie Kool Gang (da FilarmÓnica Pampilhosense), dos Lyra Brass Quintet (FilarmÓnica de Barcouço) e dos Drama & Dance.


LISTA DE VENCEDORES


Associação Desportiva do Ano
Grupo Desportivo da Mealhada
Com uma época excelente, fruto de um trabalho sustentado que tem como pilares a sua recuperação financeira e a melhoria da sua organização, o Grupo Desportivo da Mealhada chegou a um patamar competitivo impensável há alguns anos. Particularmente nos escalões de formação, atingiu resultados de relevo, tendo conseguido 2 títulos de campeão distrital (juniores e iniciados), com a correspondente subida aos escalões nacionais. Essas duas equipas competem agora com a elite do futebol nacional, uma modalidade de massas onde o grau de exigência é muito elevado. A manutenção da equipa sénior na 1ª Divisão Distrital de Aveiro também merece destaque, atendendo a que 85% do plantel fez a sua formação no clube e que esta será a única equipa do distrito neste escalão onde os jogadores não são remunerados, competindo com clubes com orçamentos muito elevados.

Equipa do Ano
Seniores Masculinos do Hóquei Clube da Mealhada
Um percurso brilhante no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, tendo sido vice-campeã nacional e assegurando assim a subida ao principal escalão nacional de Hóquei em Patins, onde atualmente leva o nome do concelho da Mealhada aos principais palcos do país. é uma equipa amadora e constituída, na sua esmagadora maioria, por atletas formados no clube. Os Seniores Masculinos do Hóquei Clube da Mealhada são, presentemente, a maior referência da modalidade na zona centro do país.

Dirigente do Ano
Alcides Pereira - Presidente da Direção do Sport Clube do Carqueijo
Alcides Pereira é dirigente do Sport Clube do Carqueijo desde a década de 90, sendo seu presidente desde 1995, apenas com uma interrupção de dois anos. O empenho e dedicação são a sua imagem de marca, constituindo-se como uma referência e um enorme exemplo para muitos dirigentes, atletas e sÓcios.

Treinador do Ano
João Garrido - treinador dos Juniores Masculinos do Grupo Desportivo da Mealhada
é um treinador com muita experiência e conseguiu fazer levar a sua equipa à conquista do Campeonato Distrital de Juniores, pela primeira vez no historial do clube e do concelho. Nesta nova época a sua formação, agora no campeonato nacional, continua a ter bons resultados.

Atleta do Ano
Dinis Abreu - hoquista juvenil do Hóquei Clube da Mealhada
No ano de 2013, sagrou-se campeão europeu ao serviço da seleção nacional de sub-17, em Alcobendas, Madrid. Teve um ano repleto de êxitos coletivos, pois a equipa de juvenis do HCM foi campeã regional e obteve o 4° lugar no campeonato nacional, tendo o Dinis contribuído de forma relevante para a campanha da sua equipa, pois foi o 3° melhor marcador nacional do seu escalão, com 40 golos. é atualmente uma referência para todos os seus colegas. Manuel Coimbra, hoquista juvenil do Hóquei Clube da Mealhada
No ano de 2013, sagrou-se campeão europeu ao serviço da seleção nacional de sub-17, em Alcobendas, Madrid. Teve um ano repleto de êxitos coletivos, pois a equipa de juvenis do HCM foi campeã regional e obteve o 4° lugar no campeonato nacional, tendo o Manuel contribuído de forma relevante para a campanha da sua equipa, pois foi o 4° melhor marcador nacional do seu escalão, com 39 golos. é atualmente uma referência para todos os seus colegas.

Revelação do Ano
Ricardo Ferreira - andebolista juvenil do Sport Lisboa e Benfica
Tendo-se iniciado no andebol na Casa do Povo da Vacariça, é atualmente atleta do Sport Lisboa e Benfica, ao serviço do qual se sagrou este ano campeão nacional de juvenis e vice-campeão nacional de juniores. Durante a época realizou alguns treinos com a equipa principal do clube. Foi campeão de seleções regionais por Lisboa e participou em vários estágios da seleção nacional de juvenis, tendo estado presente num torneio internacional na Noruega. Foi também chamado a colaborar com o treinador da equipa mais jovem do Sport Lisboa e Benfica.

Mérito Desportivo
ngela Gameiro| Kickboxing – Box Clube de Braga
AntÓnio Miranda| Pesca Desportiva – ADC Pesca Pampilhosa
Denise Pieters| Tumbling - Associação Académica de Coimbra
Diogo Vital| Kickboxing – Atlético Clube do Luso
Eduardo Gomes Fernandes| Natação – Hóquei Clube da Mealhada
Francisca Dias Marques| Basquetebol – Sociedade ColumbÓfila Cantanhedense
Gil Ferreira| Atletismo – ADRC Serena Oliveira do Bairro
Infantis Masculinos HCM| Hóquei em Patins – Hóquei Clube da Mealhada
Iniciados Masculinos do HCM| Hóquei em Patins – Hóquei Clube da Mealhada
João Gabriel Ferreira “Barrocas”| Futebol - Servette
José Abade| Pesca Desportiva - ADC Pesca da Pampilhosa
Juvenis Masculinos do HCM| Hóquei em Patins - Hóquei Clube da Mealhada
Magda Ruas| Kickboxing – Curigym
Miguel Costa| Atletismo – Clube GiraSol de Febres
Minis Femininos da Casa do Povo da Vacariça| Andebol – Casa do Povo da Vacariça
Orlando Bastos| Pesca Desportiva – ADC Pesca Pampilhosa
Patrícia Lourenço| Kickboxing – Curigym
Sandrine Katy Matias da Ressureição| Rugby – Escola Superior Agrária de Coimbra
Seniores Masculinos do Futebol Clube da Pampilhosa| Futebol – Futebol Clube da Pampilhosa
Sérgio Lindo| Capoeira – Grupo Muzenza
Tiago Sousa| Hóquei em Patins – Hóquei Clube da Mealhada

NOMEAçãO DIRETA DO JúRI



Prémio Carreira
Liliana Rocha Por
influência dos pais, que foram ambos jogadores, começou no basquetebol em 88 no Grupo Desportivo da Mealhada. Ingressou no ano seguinte como infantil no Anadia e passou ainda pelo Olivais Futebol Clube e pela Associação Desportiva Telecom de Coimbra. Foi 7 vezes campeã distrital, campeã nacional interseleções em infantis e iniciados e 3 vezes campeã nacional de juniores de clubes. Na época 93/94, foi considerada a melhor jogadora nacional sub-14 e jogadora do ano na Formação da Federação Portuguesa de Basquetebol. Foi ainda Finalista da Taça de Portugal Seniores pelo Anadia e Campeã Nacional de Seniores pela Telecom Coimbra. Conta ainda no seu currículo com 5 internacionalizações.

Prémio Dedicação
Santo AntÓnio (Grupo Desportivo da Mealhada)
Antigo jogador do Grupo Desportivo da Mealhada, é hoje um exemplo de verdadeira devoção ao serviço dos jovens do clube. Destaca-se pela postura e cordialidade que nunca deixa de demonstrar e a sua simpatia, simplicidade e honestidade não deixam ninguém indiferente, desde os mais jovens aos mais adultos. Santo AntÓnio sempre se entregou de corpo e alma à causa em que acredita: formar homens primeiro, atletas depois. E é esta a verdadeira missão da sua vida.

Prémio Incentivo
Clube LusoClassicos
Esta associação promove o desporto automÓvel desde 2006. Tem no seu currículo provas de renome nacional, como é o caso do Rally HistÓrico Luso-Caramulo, do Rally de Portugal HistÓrico ou do Rally Bussaco, que lhe dão notoriedade. Com a criação da Rampa HistÓrica Luso-Bussaco, esta associação conseguiu colocar o concelho da Mealhada na linha da frente do desporto automÓvel, atraindo o público para um espetáculo que tem proporcionado momentos únicos de emoção. Dedicação, atitude e profissionalismo são características dos dirigentes deste Clube, que promove o concelho e a região com a sua paixão pelo desporto automÓvel.

Prémio Especial do Júri
Raul Aguiar e Pedro Ferreira
São amigos e já há muito que partilham o gosto pelo desporto automÓvel. Formaram uma equipa de sucesso, distinguindo-se na especialidade de rally a nível regional e nacional. Com um percurso invejável, suportado apenas pelo seu prÓprio investimento e de alguns amigos e aficionados, esta dupla tem conquistado várias vitÓrias, levando o nome da Mealhada para lá dos limites concelhios. Motivos que levaram o Júri desta Gala a reconhecer o seu mérito, bem como a sua persistência, dedicação e vontade de vencer, esperando assim contribuir para a divulgação da modalidade e sobretudo desta dupla de vencedores.

Prémio Alto Prestígio
Carlos Duarte (Futebol Clube da Pampilhosa)
Esteve desde sempre ligado ao seu clube de coração, o Futebol Clube da Pampilhosa, como atleta, sÓcio, dirigente, presidente e grande patrocinador. Com ele, o clube teve uma ascensão ímpar, conseguindo ser um clube regional com uma constante e sistemática participação em provas nacionais. Um salto que obrigou a uma melhoria nas infraestruturas do clube, que ele impulsionou, tendo ainda doado um vasto patrimÓnio ao clube da Pampilhosa. Este empenho, permitiu condições dignas ao clube. O seu esforço e dedicação, aliado à sua enorme generosidade, transformaram-no numa figura incontornável na histÓria do Futebol Clube da Pampilhosa e no desporto do concelho da Mealhada.

(2014-01-28) - Press Release






Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...