Ir para o conteúdo principal

Projeto BRIGHT visitou as escolas do Concelho de Mealhada

30 janeiro, 2014

Projeto BRIGHT visitou as escolas do Concelho de Mealhada

No âmbito do Programa Educativo do Projeto BRIGHT, denominado “Ciência na Escola”, a Câmara Municipal de Mealhada visitou vários estabelecimentos de ensino do concelho de Mealhada com o intuito de sensibilizar alunos e professores para as temáticas principais daquele projeto, a decorrer na Mata Nacional do Buçaco. As sessões envolveram 32 turmas, do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e do secundário, o que perfaz um total de cerca de 570 alunos. Realizou-se no decorrer deste mês, uma ação de sensibilização a alunos e professores das escolas do concelho da Mealhada, denominada “Ciência na Escola”. A atividade foi promovida pela Câmara Municipal da Mealhada no âmbito do projeto BRIGHT, com o objetivo de transmitir informações e conhecimentos sobre as temáticas que envolvem aquele projeto, nomeadamente questões e curiosidades sobre espécies invasoras e ainda a importância do habitat Adernal, único na Europa, e existente na Mata Nacional do Buçaco.

A vertente histórica, patrimonial, faunística e de flora da Mata do Buçaco foi também abordada durante estas ações de sensibilização, para que fosse possível contextualizar o Projeto BRIGHT que é indissociável da Mata do Buçaco.

No decorrer desta primeira visita às escolas, no âmbito do Projeto BRIGHT, destaca-se a participação efusiva de toda a comunidade escolar para a aquisição de mais conhecimentos sobre o ex-líbris do concelho de Mealhada, sendo que se observou mais notório o desconhecimento sobre algumas temáticas e curiosidades já desenvolvidas. Neste sentido, a realização do “Ciência na Escola” pretende contrariar esse deficiente conhecimento sobre a Mata do Buçaco e o Projeto BRIGHT, extremamente importante no combate às invasoras e na conservação do habitat Adernal e da própria Mata.

Esta atividade permitiu ainda uma maior aproximação da comunidade escolar aos temas ambientais e da Mata, bem como a atividade do próprio Centro de Interpretação Ambiental (CIA), situado no Parque da Cidade da Mealhada, e que tem vindo a facultar à comunidade escolar e geral também atividades relacionadas com o Projeto BRIGHT, entre outras.

Recorde-se que estas ações foram realizadas no âmbito do Projeto BRIGHT, pela Câmara Municipal de Mealhada, que tal como a Universidade de Aveiro, é parceira naquele projeto. A Câmara Municipal de Mealhada desempenha um papel mais interventivo ao abrigo do BRIGHT, planeando e assegurando ações concretas de educação ambiental com a comunidade escolar concelhia.

(2014-01-30) - Press Release







Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...