Samuel Caldeira vence primeira edição da Volta à Bairrada

17 março, 2014

Samuel Caldeira vence primeira edição da Volta à Bairrada
O algarvio Samuel Caldeira (OFM-Quinta Lixa) foi o grande vencedor da primeira edição da Volta à Bairrada em bicicleta, que decorreu ontem à tarde, num traçado de 161,5 quilÓmetros, com partida da vila do Luso e chegada à Mealhada. Uma prova que ficou marcada pela adesão do público, que apareceu em grande número, e pela alta velocidade, com os primeiros a pedalarem à média de 45,155 km/h. Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) foi o melhor sub-23. “Uma iniciativa de sucesso, como se pode ver pelo número de pessoas presentes. Com certeza, que esta foi a primeira de muitas edições”, afirmou o vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte.

A prova foi muito veloz, o que dizimou o pelotão, também selecionado pelas duas contagens de montanha, colocadas nos derradeiros 44 quilÓmetros. Os sprinters tiveram de aguentar o impacto das escaladas para se colocarem como candidatos ao triunfo final. Foi o que fez Samuel Caldeira, o que lhe valeu o triunfo diante de dois homens da Efapel-Glassdrive, Rafael Silva e Filipe Cardoso, segundo e terceiro, respetivamente.

“Sabíamos que a montanha mais dura era a primeira, na outra apenas tivemos de sofrer para passar. Na aproximação à meta era preciso entrar na frente para lutar pela vitÓria. Consegui-o e alcancei uma vitÓria há muito desejada. Devo este triunfo à minha equipa, pois sem os meus colegas não teria chegado tão bem ao final”, disse Samuel Caldeira, apÓs cortar a meta.

Entre os sub-23, sobressaiu a importância de passar as subidas junto dos melhores, com Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), que foi sétimo classificado na geral absoluta, a ser o melhor sub-23. O segundo foi Hugo Vaz (Anicolor) e o terceiro Nuno Matos (Rádio Popular). O melhor sub-23 de primeiro ano foi Rui Carvalho (UC Maia/Bicicletas Andrade).

A Efapel-Glassdrive triunfou coletivamente, sendo a Anicolor a melhor formação de clube. Nas classificações secundárias, destaque para Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte), vencedor das metas volantes, e para Hélder Ferreira (Efapel-Glassdrive), melhor trepador. Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) ganhou a classificação particular Portinsurance.

Luso – Mealhada, 160 km (Média do vencedor: 45,155 km/h)
1.° Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), 3h32m36s
2.° Rafel Silva (Efapel-Glassdrive), mt