VII Ori BTT Rota da Bairrada trouxe cerca de 200 praticantes à Mealhada

01 abril, 2014

VII Ori BTT Rota da Bairrada trouxe cerca de 200 praticantes à Mealhada
O concelho da Mealhada foi palco no passado fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, do VII Ori BTT Rota da Bairrada, organizado pelo Desportivo Atlético de Recardães (DAR), com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e das Juntas de Freguesia de Barcouço e Casal Comba. Um evento de Orientação em BTT, integrado no Ranking da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e no Ranking da Federação Espanhola de Orientação (FEDO), que incluiu ainda o X Campeonato Ibérico de Orientação em BTT Masculino. As provas contaram com a participação dos 150 atletas federados na FPO e na FEDO e ainda de 46 atletas praticantes de BTT não federados.

No sábado, dia 29 de março, realizou-se a prova do campeonato ibérico de distância longa na freguesia de Barcouço. Num terreno de grande área florestal, as maiores adversidades surgiram do estado dos caminhos e das dificuldades técnicas por estes apresentadas e também do traçado dos percursos e da altimetria, segundo informações da organização, o DAR. No escalão de Elite, o português Davide Machado do .COM sagrou-se campeão ibérico de distância longa.

Já no domingo, dia 30 de Março, o evento foi de distância média e realizou-se na freguesia de Casal Comba. O elemento mais marcante nesta prova foi o estado do terreno. As zonas de barro, as passagens por pousios, a altimetria e a forte chuva que se fez sentir colocaram aos atletas outros desafios para além do mapa e do traçado dos percursos, referiu também o DAR. Nesta prova, o pÓdio foi ocupado por três portugueses: Davide Machado voltou a vencer tal como tinha acontecido no dia anterior, Carlos Simões conquistou a segunda posição e em terceiro lugar ficou a atleta João Ferreira. Os atletas espanhÓis conquistaram a quarta, quinta e sexta posição.

A organização das provas contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, do Clube de Futebol de Barcouço e do Grupo de Escuteiros de Casal Comba.

(2014-04-01) - Press Release