PAMPIFITAS trouxe o melhor do cinema à Pampilhosa

07 abril, 2014

PAMPIFITAS trouxe o melhor do cinema à Pampilhosa
A Casa Rural Quinhentista, na Pampilhosa, abriu portas para receber a primeira edição do PAMPIFITAS no dia 4, 5 e 6 de abril. Um festival de cinema organizado por Gonçalo Lopes, em colaboração com o GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do PatrimÓnio e Ambiente da Região da Pampilhosa que proporcionou a esta freguesia da Mealhada um fim-de-semana diferente ao apresentar uma ampla seleção das melhores e mais significativas obras cinematográficas nacionais e estrangeiras.

“Numa manhã fria e chuvosa mas com o coração bem quente e muito feliz” foram as palavras escolhidas por Ana Pires, presidente da assembleia-geral do GEDEPA para dar início à primeira edição do festival de curtas-metragens PAMPIFITAS, na passada sexta-feira, dia 4 de abril.

Este festival de cinema proporcionou à Pampilhosa um fim-de-semana de elevado nível cultural, tal como refere Gonçalo Lopes, organizador do evento. Para além dos filmes em competição, os apaixonados pelo cinema puderam assistir a um colóquio subordinado ao tema Arquitetura e Cinema e à exibição dos filmes vencedores do Lisboa Arquteturas Film Festival. Houve ainda espaço para a Retrospectiva da Produtora PNG Pictures.

No sábado, dia 5 de abril, a Casa Rural Quinhentista foi abrilhantada com a atuação do Rancho FolclÓrico do GEDEPA. Foi ainda exibido o Ciclo de Cinema de Animação, Competição Internacional – Joaquim Pires, Utopia que ficou a cargo de Frederico Diniz.

No último dia do festival, domingo, a Casa Rural Quinhentista lotou para assistir à divulgação dos grandes vencedores desta primeira edição do PAMPIFITAS.

“Se eu demorar uns meses” foi o filme vencedor da Competição da Lusofonia – Abel Pinto Cabral. Já para a Competição Internacional, o filme escolhido foi “Esperando no mas”. O júri do festival decidiu ainda atribuir duas menções honrosas à curta-metragem “Aerovasiones” e “Desta água”. O público também fez a sua escolha e elegeu a curta-metragem “Coração Magoado” como a sua preferida.

Para terminar da melhor forma esta primeira edição do PAMPIFITAS, a Orquestra Juvenil da FilarmÓnica Pampilhosense e o professor Jota, proporcionaram aos presentes um agradável momento musical. A organização promete que “para o ano há mais”.

(2014-04-07) - Press Release