Ir para o conteúdo principal

Educação em debate no dia 3 de maio na Mealhada

29 abril, 2014

Educação em debate no dia 3 de maio na Mealhada

O Cineteatro Municipal Messias vai receber, no dia 3 de Maio, a partir das 9h, o 5º Encontro com a Educação. Um fórum organizado pela Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, que pretende promover o debate entre os vários intervenientes no processo educativo e trazer para cima da mesa temas da ordem do dia relacionados com a Educação. "Práticas educativas e disciplina" é o mote para esta quinta edição, que tem uma novidade: workshops gratuitos para os participantes. As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas para o e-mail susanaoliveira@cm-mealhada.pt. O preço da inscrição é de 10 euros até ao dia 24 de abril e de 20 euros a partir dessa data.

"A Educação é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade e o que mais influência tem na formação dos nossos futuros talentos. Este fórum pretende, por isso, debater essa importante temática, nas suas mais variadas vertentes", afirma o presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, na sua mensagem sobre a iniciativa. "Nesta quinta edição, decidimos dar atenção a um assunto que está na ordem do dia e que cada vez mais preocupa todos os que intervêm no processo educativo, dos pais aos professores, dos alunos aos auxiliares: as práticas educativas e a disciplina nas salas de aula", adianta ainda o autarca, confiante na escolha da temática.

A indisciplina na escola, as relações entre alunos e professores, o bullying vão ser assuntos, que com toda a certeza, vão ter espaço neste encontro, que terá Gabriel Mithá Ribeiro a fazer a intervenção de abertura do fórum. Depois, seguir-se-á uma mesa redonda, com um painel de oradores conceituados que abordarão o tema da "Disciplina: regra de ouro na Educação". Mal a mesa redonda termine, o fórum diz adeus ao espaço do Cineteatro Municipal Messias.

Segue-se o almoço na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, onde irão decorrer, da parte da tarde, uma série de workshops sobre diferentes assuntos relacionados com a temática central, nos quais os participantes se devem inscrever previamente mediante os seus interesses. O 5º Encontro com a Educação termina com a intervenção da conceituada jornalista e escritora Bárbara Wong, que promete deixar valiosas dicas para ajudar os pais e professores na educação de crianças e jovens de hoje.

Esta é "uma aposta da Câmara Municipal da Mealhada, por considerar que a Educação é crucial para o crescimento da nossa sociedade, por defender que a sua melhoria é uma missão, por acreditar que também o Poder Local pode dar o seu contributo, ao proporcionar a partilha de ideias e saberes, de boas práticas e políticas de sucesso", considera ainda o presidente da Câmara. "Este fórum foi criado para levar o ator social e educativo a refletir sobre o que fazer para melhorar a Educação. E é isso que pretendemos que aconteça, no próximo dia 3 de maio de 2014, neste 5º Encontro com a Educação", conclui Rui Marqueiro.

A inscrição no 5º Encontro com a Educação, que inclui o almoço na Escola Profissional da Mealhada, é de 10 euros até ao dia 24 de abril e de 20 euros a partir dessa data até ao dia da iniciativa. O boletim de inscrição está à disposição dos interessados no site da Câmara Municipal, aqui. As inscrições podem, depois, ser realizadas presencialmente, no Setor de Educação e Desporto da Câmara Municipal ou através do e-mail susanaoliveira@cm-mealhada.pt.


PROGRAMA

Cineteatro Municipal Messias
9h | Abertura do Secretariado
10h15 | Conferência de abertura - Gabriel Mithá Ribeiro
(Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE - IUL)
Momento Cultural
11h | Coffee Break
11h15 | Mesa Redonda - "Disciplina: Regra de Ouro da Educação"
Júlia Gomes - Moderadora
Albertina Lima - Professora (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. Coimbra)
Luís Marques - Psicólogo (PsiKontacto)
Cristina Fonseca - Educadora Parental (Quero-te Muito & Famílias Felizes / Encontros de Ser)
Susana Almeida - Encarregada de Educação
Marta Roque - Aluna (11º ano da Escola Secundária da Mealhada)

Escola Profissional Vasconcellos Lebre
12h30 | Almoço
14h30 | Workshops
W1 Disciplina positiva

Cristina Fonseca
Quero-te Muito & Famílias Felizes / Encontros de Ser
(sessões:14h30 e 15h30)

W2 Estratégia de motivação e autoestima para alunos
João Armando Gonçalves
Investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
(sessões:14h30 e 15h30)

W3 Relação de pares - (Como) Estar atento
Raquel Raimundo
Psicóloga Educacional
(sessões:14h30 e 15h30)

W4 Novas formas de comunicação
Miguel Valente
Auchter - Consultoria e Formação / Encontros de Ser
(sessão:14h30)

W5 Parentalidade positiva
Diana Gaspar
Centro Pediátrico e Juvenil de Coimbra / Encontros de Ser
(sessão:14h30)

W6 Gestão de conflitos no recreio escolar
Mafalda Branco
Encontros de Ser
(sessão:14h30)

17h | Conferência de encerramento - Bárbara Wong
"O meu filho fez o quê?? Dez passos para ajudar os pais"
"Jornal Público - Comunicação Social"

17h45 | Sessão de encerramento

Documentos relacionados
Programa e Ficha de Inscrição (1,08MB)


(2014-04-16) - Press Release







Notícias Relacionadas