Ir para o conteúdo principal

EPVL apresenta oferta formativa para 2014/15

02 maio, 2014

EPVL apresenta oferta formativa para 2014/15
MecatrÓnica, Gestão de Equipamentos Informáticos, Auxiliar de Saúde e Restaurante-Bar são os cursos de Nível IV (equivalência ao 12.° ano) que Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, irá ter no prÓximo ano letivo. A informação foi dada ontem, 29 de abril, em conferência de imprensa. “Ser Profissional Vale +” é o mote da EPVL para o prÓximo ano letivo, procurando promover a escola, mas, também, credibilizar o ensino profissional.

“Depois de um contacto direto com um conjunto vasto de empresas nossas parceiras, estamos em condições de apresentar a proposta formativa que o mercado nos solicita”, afirmou Nuno Castela Canilho, diretor da escola profissional da Mealhada. “Para além dos cursos de equivalência ao 12.° ano, teremos, ainda, um curso vocacional de Nível III, de equivalência ao 9.° ano, na área da Informática, Automação e Desenho”, prosseguiu.

“O curso de MecatrÓnica foi um pedido direto de algumas empresas do concelho e da região, que afirmam carecer deste tipo de técnicos. Por outro lado, apostaremos na Gestão de Equipamentos Informáticos, identificada há poucos dias, na revista Visão, como uma das 30 profissões de futuro. A realidade e a projeção demográfica portuguesa nas prÓximas décadas, alicerçada no crescente número de infraestruturas de apoio aos idosos a serem construídas na região e o facto de estarmos a poucos metros de um Hospital de grande qualidade, como é o Hospital da MisericÓrdia da Mealhada, leva-nos a apostar no curso de Auxiliar de Saúde. A realidade regional e a necessidade de formação dos colaboradores dos restaurantes impele-nos a abrir o curso de Restaurante-Bar”, justificou Nuno Castela Canilho.

O diretor da EPVL apresentou ainda os números da empregabilidade da escola nos últimos dez anos, no que considera ser “a garantia de que ser aluno da EPVL é quase uma garantia de emprego”. “Temos um centro de emprego interno, o Serviço de Psicologia e Apoio à Inserção na Vida Ativa, que monitoriza, intermedeia e ajuda os nossos alunos, e antigos alunos a encontrar emprego. Temos cerca de 70 empresas parceiras que nos apoiam nesse trabalho!”, declarou, acrescentando: “Nos últimos 10 anos, 75,4% dos nossos alunos estão a trabalhar, e destes, 60% estão a trabalhar na área de formação. Temos 21,4% dos alunos que terminaram os cursos nos últimos 10 anos a prosseguir estudos no Ensino Superior. Ou seja, dos nossos alunos dos últimos dez anos, temos 96,8% a trabalhar ou a estudar e apenas 3,2% em situação de desemprego ou emigrados”.

TEMOS UM ENSINO GRATUITO, A RESPOSTA IDEAL PARA AS FAMÍLIAS
“A Constituição da República diz que o ensino em Portugal é tendencialmente gratuito, pois o nosso ensino é o mais gratuito possível, e como o ensino público não consegue ser”, afirmou o diretor da EPVL, que acrescenta: “Os nossos alunos têm bolsa de material de estudo e bolsa de profissionalização. Enquanto que os alunos do ensino regular têm que pagar passe escolar, os nossos têm subsidio de transporte, enquanto os outros têm que pagar as refeições, os nossos alunos têm almoço gratuito na escola. E ainda temos a possibilidade de alojar alunos, gratuitamente, garantindo, ainda, o pequeno-almoço e o jantar, sete dias por semana. Mais gratuito do que isto é impossível”. “Os nossos cursos são altamente financiados pelos Fundos Comunitários, ou seja, os nossos alunos têm uma dupla certificação – profissional e escolar –, podem prosseguir estudos no Ensino Superior, e ainda têm uma formação praticamente gratuita”, conclui Nuno Castela Canilho.

A EPVL
A escola profissional da Mealhada tem 235 alunos, 27 formadores e 22 funcionários – quase todos antigos alunos da escola. “Temos o número de alunos suficiente para garantir um acompanhamento personalizado, atuante e dedicado, com um corpo docente estável e com grande dinamismo, apoiado por um grupo de funcionários completamente imbuído do espirito da escola”, afirma a direção da EPVL.

A escola tem dez salas de aula com quadros interativos, oficinas de eletricidade, de automação e três laboratÓrios de informática apetrechados com um computador por aluno. A EPVL tem ainda, biblioteca, um auditÓrio, uma padaria pedagÓgica, um refeitÓrio e um restaurante pedagÓgico na Pampilhosa. A proximidade com o Pavilhão Municipal da Mealhada permite a utilização constante do espaço nas aulas de educação física e na prática desportiva.

(2014-05-02) - Press Release






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...