José Cid lotou recinto da feira em dia de abertura

09 junho, 2014

José Cid lotou recinto da feira em dia de abertura
Artesanato ao vivo, agricultura e pecuária, sabores da região, provas de vinho e um cartaz de animação apelativo marcam a XVI Feira de Artesanato, Agricultura e Gastronomia, que decorre na zona desportiva até dia 15 de junho. O certame abriu ao público no sábado, com a visita do Executivo Municipal aos expositores, e teve noite cheia com a atuação de José Cid. A feira mais tradicional do concelho está a aumentar de ano para ano e, segundo o presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, ainda irá crescer mais. “Este ano temos mais do dobro dos expositores e temos um novo setor, da agricultura, muito bem representado. Dentro de breve, a feira vai mudar, vai crescer muito mais”, avançou Rui Marqueiro, não querendo, contudo, revelar o segredo das prÓximas edições.

A abertura da XVI Feira de Artesanato, Agricultura e Gastronomia da Mealhada aconteceu pelas 16h de sábado, dia 7 de junho, com a habitual visita do Executivo Municipal aos expositores, que este ano duplicaram, passando a centena. As imagens são mais do que muitas. Este ano, não é sÓ o artesanato a ter destaque, com esculturas em barro e madeira, tapeçaria, cestaria, bordados, calçado, tecelagem, bonecas de trapos, mas sobretudo a agricultura já tem muito para ver, sobretudo maquinaria. A pecuária tem uma pequena representação e o setor empresarial começa também a marcar presença, numa feira que tem tudo para crescer.

“O que pretendemos é promover o concelho, as suas maravilhas, o setor econÓmico”, afirmou o presidente da Câmara. “Este ano, acrescentámos a agricultura e setor empresarial. A agricultura já está muito bem representada, sobretudo por empresas de equipamentos e também está aqui a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. A pecuária também já tem representação. Este foi o primeiro ano, mas esperamos crescer”, acrescentou Rui Marqueiro, sublinhando: “NÓs somos os eternos insatisfeitos. O certo é que, dentro de breve, a feira vai mudar, vai crescer ainda mais”. “Está no segredo dos Deuses”, concluiu.

Para além das imagens, os aromas e os sabores são muitos e variados, a começar pelo cheirinho a leitão, que este ano está bem representado no certame, com um restaurante prÓprio, das 4 Maravilhas, e nas habituais tasquinhas de gastronomia, que servem ainda outras iguarias tradicionais, como os negalhos, a chanfana e o arroz-doce. A água, o pão, o vinho e o leitão também têm o seu espaço, no expositor das 4 Maravilhas, onde é possível, sobretudo, apreciar os vinhos e espumantes dos produtores do concelho, confortavelmente sentado na esplanada do stand, situado na zona central da feira.

O programa de animação começou bem, com José Cid a lotar o recinto na noite de sábado, 7 de junho. Uma aposta na música tradicional portuguesa, que vai ainda levar a palco nomes como Ruizinho de Portugal, Banda Red e o vencedor do programa Fator X, Berg. Amanhã, a tarde vai ser por conta da TVI, com a emissão do “Somos Portugal” em direto do certame. Um programa com mais de um milhão de telespetadores, apresentado por Nuno EirÓ e Iva Domingues, que conta com a presença de artistas como José Malhoa, Rosinha de Portugal e Minhotos Marotos.

Para quem ainda não visitou, vale a pena espreitar a feira até ao prÓximo dia 15 de junho, das 15h às 23h, na Zona Desportiva da Mealhada, entre o edifício das Piscinas Municipais e o edifício da EPVL.

Programa atualizado da XVI FEIRA DE ARTESANATO, AGRICULTURA E GASTRONOMIA

Segunda-feira, 9 de Junho
20.30h – Os Carriços
22.00h – Ruizinho de Penacova

Terça-feira, 10 de Junho
09h30 – Prova de Atletismo “3 Milhas de Mealhada”
14.00h – Especial “Somos Portugal”, da TVI, em direto da Feira
20h30 – Marcha da Barqueira – Taveiro
21h00 – Marcha de Souselas
21h30 – Marcha de Santo AntÓnio do Lorvão
22h00 – MC M & Banda
24h00 – MC FLY e Mr. Bunny

Quarta-feira, 11 de Junho
20h30 – Artipanema
22h00 – Remember Revival Band

Quinta-feira, 12 de Junho
20h30 – Banda TILT
22h00 – Santos da Casa

Sexta-feira, 13 de Junho
20h30h – “Prof J e os Sete”
22h00h – Banda Red
24h00h – Dj Soulbastards

Sábado, 14 de Junho
16h00 – Palestra “Viticultura da Região: ameaças e oportunidades”, na Biblioteca Municipal
16h00 – Rancho da APPACDM de Casal Comba
16h20 – Escola de Música da Mealhada
17h30 – Lyra Brass Quintet
20h00 – Os Katembas
20h30 – Grupo de Cavaquinhos da Vimieira
22h00 – BERG – vencedor do programa da SIC Factor X
23h30 – Dj Double Grooves

Domingo, 15 de Junho
09h30 – II Encontro de Bicicletas Antigas da Mealhada
15h00 – Rancho FolclÓrico e Etnográfico de São João de Casal Comba
16h00 – Grupo Regional da Pampilhosa do Botão
17h00 – Grupo de Samba “SÓcios da Mangueira”
17h30 – GRES Batuque
18h00 – Real Imperatriz
18h30 – Tuna da Universidade Sénior Cades
18h45 – EPATUNA - Tuna da Escola Profissional de Anadia
19h00 – Demonstração CADES
19h15 – Aula de Zumba – CADES (aberta ao público)
20h30 – Rubru Karaoke

O programa está sujeito a alterações.

(2014-06-09) - Press Release