Feira de artesanato e gastronomia contou com milhares de visitantes

17 junho, 2014

Feira de artesanato e gastronomia contou com milhares de visitantes
O balanço da XVI Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, que começou dia 7 de junho e terminou no sábado, não podia ser mais positivo. O certame contou com dezenas de milhares de visitantes e o recinto da feira, que este ano era o dobro, chegou a encher vários dias, sobretudo nas noites de sexta e sábado e no feriado de 10 de junho, com a emissão em direto do programa televisivo “Somos Portugal”. Uma edição que fica marcada por um crescimento de qualidade, por uma boa organização, por ter mais de uma centena de expositores, pela representação dos novos setores da agricultura, pecuária e empresarial, pelo cartaz, pela passagem do “Somos Portugal” pelo recinto e, sobretudo, pela adesão do público. “Correu muito bem! Para o ano ainda vai ser melhor, ainda vai crescer mais”, avançou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro.

O espaço era bem maior do que o do ano passado e ia das Piscinas Municipais à Escola Profissional da Mealhada. Isto, porque o número de expositores também aumentou, para mais de uma centena, e passou a haver representação de outras atividades para além do artesanato e da gastronomia no certame, tais como a agricultura, a pecuária e o setor empresarial. “O que pretendemos é promover o concelho, as suas maravilhas, o setor econÓmico”, sintetizou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, acrescentando: “A agricultura já está muito bem representada e a pecuária também tem uma pequena representação. Já apostámos também no setor empresarial, mas este foi o primeiro ano. Para o ano, esperamos crescer ainda mais”, sublinhou Rui Marqueiro.

Os ingredientes base mantiveram-se, tais como o artesanato, os sabores da região, as provas de vinho e um cartaz apelativo. Quem visitou o certame encontrou mais expositores, com os artesãos a mostrarem a sua arte, ao vivo e a cores. Desde esculturas em barro e em madeira, à tapeçaria, à cestaria, aos bordados, ao calçado, à tecelagem, muito se pôde ver. Os cheiros e os sabores também foram os tradicionais: dos negalhos à chanfana, passando pelo leite-creme e o arroz-doce, muito se pôde saborear nas habituais tasquinhas de gastronomia, que este ano também tiveram leitão. O leitão da Bairrada pôde ainda ser apreciado num restaurante do projeto 4 Maravilhas, o Octávio dos Leitões, que marcou presença no certame. Já o stand das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que deu a conhecer aos visitantes os produtos gastronÓmicos de excelência do concelho – a água do Luso, o pão da Mealhada, o vinho e os espumantes dos produtores e, claro, o leitão – foi dos mais concorridos.

A animação foi responsável pelas enchentes que o recinto teve à noite. E se a noites da semana foram mais tranquilas, sendo possível as pessoas movimentarem-se no espaço sem grandes percalços, nas noites do fim-de-semana o público não deu tréguas e o recinto ficou repleto de gente. Foi o que aconteceu no sábado de inauguração, com José Cid, nas noites de Ruizinho de Portugal e Banda Red e, sobretudo, na noite de Berg, sábado, 14 de junho. Mais mesmo, sÓ no Dia de Portugal. O feriado de terça-feira contou com milhares de pessoas no certame, que não quiseram perder a Festa das 4 Maravilhas, que o programa “Somos Portugal”, da TVI, realizou, em direto do recinto. Um programa com mais de um milhão de telespetadores, apresentado por Nuno EirÓ e Iva Domingues, que contou com a presença de artistas como José Malhoa, Rosinha de Portugal e Minhotos Marotos.

Certo é que o espaço pareceu pequeno para tanta gente e, sem qualquer dúvida, a adesão do público marcou esta edição da feira, que decorreu de 7 a 14 de junho, no concelho da Mealhada (recorde-se que o último dia foi cancelado, devido ao temporal de sábado à noite ter destruído alguns expositores). Ainda assim, o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, quer que o certame cresça para o ano e deixa a promessa de um evento ainda maior. “Esta edição correu muito, muito bem. Mas para o ano a feira vai mudar, vai crescer ainda mais”, frisou o autarca, não querendo, contudo, revelar pormenores sobre uma possível alteração do formato do evento. “Está no segredo dos Deuses”, concluiu.

(2014-06-16) - Press Release