Ir para o conteúdo principal

EPVL comemorou 23 anos de existência

07 julho, 2014

EPVL comemorou 23 anos de existência

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, assinalou, no passado dia 4 de julho, o seu 23.º aniversário. A comemoração constou de uma sessão solene e da entrega de diplomas a cerca de centena e meia de alunos que concluíram os seus cursos nos anos de 2012 e 2013. Manuel Castro Almeida, hoje secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, presidiu à sessão, vinte anos depois de, como secretário de Estado da Educação e do Desporto, ter desempenhado a mesma função na primeira cerimónia de entrega de diplomas da escola.

“Não procurem nada menos do que a excelência”, exortou Manuel Castro Almeida, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, elogiando a escola e o papel dos alunos no futuro do país. O governante, que é o responsável pela tutela do próximo pacote de fundos comunitários, sobre o futuro do financiamento do ensino profissional, tranquilizou a assistência: “Escolas com os níveis de sucesso desta não têm motivos para preocupação. Já com as escolas com níveis de sucesso residual não terão financiamento assegurado!”.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e fundador da escola, já como autarca e promotor, em 1991, elogiou o papel do antigo diretor da escola, João Pega, e sublinhou: “Nos próximos dias será conhecida mais uma demonstração clara de como a EPVL vai, cada vez mais, ser um impulsionador da economia local”.

O diretor-geral da EPVL, Nuno Castela Canilho, na sua intervenção – na integra em anexo –, dirigindo-se ao secretário de Estado declarou querer exortar o Governo da República “a recentrar o olhar no que verdadeiramente interessa no ensino profissionalizante: Um caminho de formação dos jovens portugueses, pensado para os jovens portugueses e para as empresas portuguesas, construído para resolver os problemas de Portugal, que não se compadece com experimentalismos mais ou menos germanofilizados e não ajustados a uma realidade onde o tecido empresarial é composto por micro, pequenas e medias empresas.”

“Hoje, como há 25 anos, precisamos de voltar a convencer todos – pais e empresários, alunos e comunidade – que a via profissional não é para os menos capazes, não é para os menos inteligentes, não é para os enjeitados de um sistema educativo que tantas vezes promove a ilusão do saber, em vez do saber ser e do saber fazer. A Escola profissional é também para esses jovens, não apenas para eles, mas também para eles que têm direito a ter um futuro.”, declarou Nuno Castela Canilho.

A cerimónia contou com a presença de 400 pessoas, entre entidades convidadas, familiares dos alunos diplomados, atuais alunos e toda a comunidade escolar. Tendo sido o corolário do percurso escolar de todos os alunos que concluíram os respetivos cursos. Foram também entregues os Prémios de Mérito Escolar e Assiduidade aos alunos dos dois ciclos de formação e também do ano letivo 2012.2013. No final da cerimónia houve ainda lugar a um brinde de comemoração e à degustação das 4 Maravilhas da Mealhada.

Receberam diplomas cento e cinquenta alunos de oito turmas dos cursos profissionais – ciclo de formação 2009/2012 e 2010/2013: Técnico de Termalismo, Automóvel, Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Desenho Digital 3D, Técnico de Eletrónica Automação e Comando, Técnico de Energias Renováveis, técnico de Restauração – variante Cozinha e Pastelaria e técnico de contabilidade, a uma turma do Curso de Educação e Formação Jovens – Assistente Familiar e Apoio à Comunidade e também a duas turmas dos cursos de Educação e Formação de adultos – Técnico de Controle de Qualidade Alimentar e de Sistemas Solares Fotovoltaicos.

(2014-07-07) - Press Release EPVL







Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...