Ir para o conteúdo principal

Conselho Municipal da Educação reuniu ontem no Salão Nobre

04 agosto, 2014

Conselho Municipal da Educação reuniu ontem no Salão Nobre
O Conselho Municipal de Educação esteve reunido ontem à tarde, dia 31 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A reunião serviu para os presentes fazerem um balanço do ano letivo que terminou, de 2013/2014, e para prepararem o novo ano escolar, que se inicia em setembro prÓximo. O vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, presidiu à reunião, que contou ainda com a presença dos agentes educativos do concelho e de outras entidades intervenientes na Educação concelhia.

No geral, os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino concelhios mostraram-se satisfeitos com o desempenho dos alunos durante o ano letivo que findou. Nuno Canilho, diretor da Escola Profissional da Mealhada, lembrou mesmo que, apesar de ter sido um ano de mudanças na escola, tal não prejudicou o desempenho dos alunos, verificando-se mesmo uma taxa de sucesso ao nível da conclusão dos cursos. Carlos Rodrigues, que representou o pessoal docente do Ensino Básico público, aproveitou também para destacar os resultados nos exames nacionais, sublinhando que as notas obtidas pelos alunos do concelho foram acima da média nacional.

A mobilização dos alunos para outras escolas, fora do concelho, foi o tema que mais preocupou os presentes. Todos manifestaram a sua apreensão pela fuga dos alunos para outras escolas, de concelhos vizinhos, e foi mesmo pedido para que se realizasse um estudo sobre esse assunto. Os agentes educativos querem perceber quais as razões que levam alunos, pais e encarregados de educação a optarem por outros estabelecimentos de ensino.

A criação de um banco de manuais escolares, a intervenção em algumas escolas do concelho e a reformulação da Carta Educativa do Município da Mealhada foram outros temas que estiveram em cima da mesa. No geral, os presentes concordaram com a urgência em se reestruturar a Carta Educativa, uma vez que, como frisaram, ela se encontra desajustada da realidade escolar atual.

O vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte, informou os presentes que a Receção Municipal à Comunidade Educativa se realizará a 11 de setembro no Cineteatro Messias e aproveitou para agradecer à Escola Profissional Vasconcelos Lebre a sua pronta colaboração. O vice-presidente da Câmara informou ainda da existência das Bolsas de Estudo e da implementação de uma Plataforma de Gestão Escolar, que contempla vários mÓdulos: Gestão Curricular, Gestão da Ação Social, Gestão de Transportes e Gestão de Refeições. Guilherme Duarte referiu também que o Centro Escolar de Luso iniciará a sua atividade letiva no início do ano 2015.

Para além do vice-presidente, Guilherme Duarte, estiveram presentes na reunião o representante do pessoal docente no Ensino Básico público, Carlos Rodrigues, a representante do pessoal docente da Educação Pré-Escolar pública, Maria Teresa Santos, o representante do estabelecimento de Educação do Ensino Secundário privado, Nuno Canilho, a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1, Ivete Carrilho, a representante dos Serviços Públicos de Saúde, Maria Odete Oliveira, a representante dos Serviços de Segurança Social, Anabela Camões, o representante das Forças de Segurança, Rui Santos, e o presidente da União de Freguesia da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, João Santos. Compareceram ainda à reunião, como convidados, o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, e a Técnica Superior de Educação, Susana Oliveira.

(2014-08-01) - Press Release






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...