Obra do Centro Escolar da Mealhada já começou

14 agosto, 2014

Obra do Centro Escolar da Mealhada já começou

O arranque da empreitada do novo Centro Escolar da Mealhada teve luz verde por parte do Tribunal de Contas e, na passada segunda-feira, dia 11 de agosto, foi finalmente assinado o auto de consignação parcial e dado início à obra. A empreitada foi adjudicada à empresa Hoturb - Sociedade de Construções, Lda, por 2,77 milhões de euros + Iva, sendo o valor considerado elegível pelo QREN comparticipado em 85%, no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional e Regional do Centro. A empreitada está dividida em duas fases, tendo um prazo de execução de 450 dias no seu total (300 dias na primeira fase e 150 dias na segunda).

A obra do novo Centro Escolar da Mealhada contemplará a nova Escola Básica com 10 salas e um Jardim de Infância com duas salas. A empreitada engloba trabalhos de demolição, movimentação de terras, fundações e estruturas em betão, alvenarias, caixilharias, carpintaria e revestimentos, bem como todas as instalações, equipamentos e sistemas de águas e esgotos domésticos e pluviais, eletricidade, comunicações, AVAC, segurança integrada e gestão técnica centralizada.

A sua construção será feita de forma faseada. Assim, numa primeira fase, será construído o edifício da EB1, sem que sejam demolidos os já existentes, de forma a manter em funcionamento a antiga escola. Só após a conclusão da primeira fase é que irá decorrer a mudança dos alunos para as novas instalações. Nesta primeira fase será ainda edificada a portaria, garantindo, assim, o acesso em segurança dos utentes às instalações. Na segunda fase, será feita a demolição de edifícios e construído o Jardim de Infância, Biblioteca e Refeitório.

Recordamos que esta obra foi alvo de uma reprogramação física e financeira, que foi ratificada pelo Executivo na reunião de Câmara do passado dia 30 de junho, devido ao facto de não ter sido possível cumprir os prazos da programação apresentada inicialmente, que pressupunha o início da empreitada em maio passado e a sua conclusão no mês de julho de 2015. Isto porque apesar da empreitada ter sido adjudicada pela autarquia em março de 2014 e ter sido remetida ao Tribunal de Contas, só no passado dia 4 de julho, é que foi emitido o visto prévio por parte do Tribunal de Contas.

(2014-08-13) - Press Release