Ir para o conteúdo principal

Aviso à população - Agravamento do Perigo de Incêndio Florestal

26 agosto, 2014

Aviso à população - Agravamento do Perigo de Incêndio Florestal

O Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) no seguimento de um contato realizado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alerta para o Agravamento do Perigo de Incêndio Florestal entre domingo, (dia 24 Agosto) e terça-feira (dia 26). O aumento gradual dos valores de temperatura máxima e mínima, em especial nas regiões do Interior Norte e Centro, O Vento de quadrante Norte com intensificação no período final da tarde, e os valores de humidade relativa a manterem-se abaixo dos 30% no interior do território estão na base desta situação de risco.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução. Assim, recorda-se a população que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido: A Realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para a confeção de alimentos; a Utilização de equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; o Lançamento de balões com mecha acesa, ou qualquer outro tipo de foguetes; Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem bem como, não é permitido a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda ainda que, ao efetuar trabalhos agrícolas e florestais, os munícipes devem: Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; Abastecer as máquinas a frio em local com pouca vegetação e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Recomenda-se, observando as proibições em cima expressas, tomar especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias. Existe, para o efeito, informação disponível junto dos sítios de internet da ANPC e do Instituto do Mar e da Atmosfera, e junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Mealhada e dos Corpos de Bombeiros.

Portugal Sem Fogos depende de todos!
Em caso de incêndio ligue 112







Notícias Relacionadas



Covid-19 - Situação Epidemiológica
26 novembro, 2021

Covid-19 - Situação Epidemiológica

Covid-19: são 42 os casos ativos de Covid-19 registados pela Autoridade Local de Saúde até ao dia 23 de novembro, no Município da Mealhada. É de ...
Proibido caçar
27 novembro, 2020

Proibido caçar

Na sequência da reunião de hoje da Proteção Civil Municipal da Mealhada e após esclarecimentos ali prestados pelo comandante do Destacamento da ...