AntÓnio Gravato é o novo Presidente da Fundação Mata do Buçaco

27 agosto, 2014

AntÓnio Gravato é o novo Presidente da Fundação Mata do Buçaco

António Eduardo Ferreira Gravato é o novo Presidente da Fundação Mata do Buçaco, F.P. (FMB). A decisão foi tomada em Reunião Extraordinária da Câmara Municipal realizada na tarde de ontem, dia 26 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A proposta do Presidente da Câmara, Rui Marqueiro, foi bem acolhida pelo Executivo Municipal, que votou por maioria a favor do nome de António Gravato para presidir ao Conselho Diretivo da Fundação Mata do Buçaco. O novo presidente tem 60 anos, é Engenheiro Silvícola de formação, tem um vasto currículo e muita experiência no ramo florestal. A cerimónia da tomada de posse deverá acontecer amanhã, dia 28 de agosto, às 10h, na sede da Fundação no Buçaco.

António Gravato é o nome escolhido pela Câmara Municipal da Mealhada para suceder a Fernando Correia na presidência da FMB, F.P. A decisão foi tomada pelo Presidente da Câmara em conjunto com o restante Executivo Municipal, que reuniram extraordinariamente com esse único propósito. O presidente da Câmara, Rui Marqueiro, propôs o nome do Engenheiro Silvícola referindo ser alguém com quem trabalhou no passado e, por isso, conhece bem, afirmando estar convencido ser a pessoa certa para o cargo, que "se enquadra no perfil" traçado na reunião extraordinária do passado dia 20 de agosto.

"É uma pessoa com muitos contatos e que pode ser muito útil à mata. Conhece bem o setor florestal e o Buçaco" referiu o edil, que fez notar que António Gravato esteve na origem da FMB, sendo um dos responsáveis pela redação dos seus estatutos, assessorando o então Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas , Ascenso Simões. "É um homem muito habituado a lidar com os fundos comunitários para área florestal e conhece toda a gente do meio" frisou o autarca presidente da Câmara da Mealhada.

O executivo municipal após ter tomado conhecimento da nota biográfica do nome proposto para representante máximo da FMB, votou em maioria aprovando a proposta do nome do Engenheiro para presidir a mata nacional do Buçaco.

António Gravato é Licenciado em Engenharia Silvícola pela Universidade Técnica de Lisboa, defendeu tese em Economia Florestal, exerceu as funções de Diretor do Centro de Operações e Técnicas Florestais de 1984 até 1996, foi Sub-Diretor-Geral dos Recursos Florestais, Delegado Regional do Centro da Comissão Nacional Especializada em Fogos Florestais, Diretor da Circunscrição Florestal do Centro, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM) tendo exercido, além destes, outros cargos de relevo ligados à área das Florestas. Com um percurso profissional sempre ligado ao setor florestal e competências comprovadas na área, desempenhava mais recentemente, funções de assessor principal no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O Presidente da Câmara, Rui Marqueiro, informou ainda os presentes, que a tomada de posse do novo presidente da Fundação terá lugar o mais rapidamente possível, face à urgência dos assuntos por resolver relativos à mata, confirmando mais tarde, que a mesma teria lugar dia 28 de agosto, pelas 10 horas, na sede da FMB.

(2014-08-27) - Press Release