AntÓnio Gravato tomou posse como Presidente da Fundação Mata do Buçaco

28 agosto, 2014

AntÓnio Gravato tomou posse como Presidente da Fundação Mata do Buçaco

A tomada de posse do novo presidente da Mata Nacional do Buçaco (FMP,F.P.), António Gravato, decorreu hoje, dia 28 de agosto, pelas 10h, no edifício da sede da Fundação no Buçaco. A cerimónia decorreu na presença do presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, do seu Executivo Municipal, de pessoal afeto à FMB e Órgãos da Comunicação Social.

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, foi o anfitrião na cerimónia de tomada de posse de António Gravato como presidente da FMB, referindo o edil que a escolha do nome do engenheiro silvícola para o cargo foi, praticamente, unânime entre o Executivo e que a aceitação por parte de António Gravato o deixa particularmente satisfeito pois, segundo o edil, "encaixa perfeitamente no perfil que nós idealizámos". "Fui encontrando-o ao longo da vida e fiquei sempre com a convicção que era um homem de trabalho, contributivo, tolerante e capaz de diálogo", frisou.

O presidente da Câmara dirigiu-se aos presentes, em particular ao pessoal da Fundação, exaltando a necessidade de total colaboração com o novo presidente do Conselho Diretivo da Fundação, no sentido de "dar a conhecer o que há para fazer a nível executivo, para que a Mata possa ser um caso de êxito de gestão de proximidade". Rui Marqueiro referiu ainda que "esse é o modelo que o Governo escolheu e que a Câmara aceitou".

Na sua intervenção, o autarca frisou a necessidade de todos os envolvidos na Mata colaborarem com o seu conhecimento porque "um homem só não faz milagres! Há aqui uma boa equipa, com gente capaz, inteligente, gente com recursos académicos e de vida no plano de qualidade exigível". Rui Marqueiro reiterou  que a Fundação tem todo o apoio da Câmara Municipal, tendo incluisve um representante da Câmara, Pedro Carvalho, no Conselho Consultivo da FMB. O edil terminou desejando a António Gravato muitas felicidades neste projeto que agora inicia e esperando que este "possa perceber o que está mal na Mata e compor".

Por seu lado, António Gravato começou por agradecer as palavras e a confiança depositada em si, por parte do presidente da Câmara, por acreditar na sua capacidade para desenvolver o projeto da FMB, referindo ter recebido "um convite amável e honroso". O novo presidente da Mata nacional fez notar que tem uma relação muito particular com aquele espaço, pois em tempos os seus pais habitaram a casa que alberga atualmente a sede dos serviços da FMB. "Existe quase uma espécie de compromisso, um destino entre mim e o Buçaco, pois tenho laços afetivos com a Mata!", revelou.

António Gravato, ao longo da sua carreira, esteve sempre ligado a vários projetos no setor florestal envolvendo um território vasto mas, confessa, nunca ter esquecido o Buçaco. Esteve inclusivamente ligado à origem da Fundação Mata do Buçaco, assessorando na redação dos seus estatutos. Já em 2006, esteve ligado a um projeto que contemplava intervenções em várias infraestruturas na Mata como a reabilitação das estufas, do parque de estacionamento do Palace ou da construção de um centro Interpretativo do Buçaco. Projetos que agora promete perceber com a ajuda dos funcionários, "em que estado de alma se encontram". "Temos de começar por avaliar e perceber o que está feito e relançar o Buçaco contando com esta oportunidade única dos fundos comunitários que é o Programa 2020", disse o novo presidente, que considera ser necessário uma organização conjunta para se perceber que medidas interessam submeter a candidatura.

O agora presidente da FMB esclareceu, ainda, ter nos últimos dias "trocado muitas ideias avulsas" com o presidente da Câmara da Mealhada e que conta com os técnicos da fundação para em conjunto poderem num futuro próximo apresentar a Rui Marqueiro, e ao Executivo, um plano e uma estratégia para que estes possam acompanhar o trabalho realizado no Buçaco. Terminou agradecendo a presença de todos, em especial ao presidente da edilidade e vereadores, a confiança depositada em si, sentindo-se com uma enorme motivação, esperando estar à altura do projeto que agora inicia, pedindo também apoio e colaboração aos colegas para juntos criarem uma equipa dinâmica "capaz de envolver a sociedade civil criando sinergias e parcerias que devolvam ao espaço dignidade", lembrando que a Mata é um ex-libris da região e do país, "um local de excelência que tem de ser melhorado e constantemente intervencionado", concluiu.

A cerimónia de tomada de posse do cargo de presidente da FMB de António Gravato, vem no seguimento da renúncia ao cargo por parte do anterior presidente Fernando Correia, no passado dia 11 de agosto.

(2014-08-28) - Press Release