Ir para o conteúdo principal

Aviso à população - Agravamento do Perigo de Incêndio Florestal

29 agosto, 2014

Aviso à população - Agravamento do Perigo de Incêndio Florestal

O Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) no seguimento de um contato realizado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alerta para o Agravamento do Perigo de Incêndio Florestal para as próximas 72 horas.

  • Vento moderado (até 35 km/h), de noroeste no litoral oeste e nas terras altas e de sudoeste na costa sul do Algarve, em especial durante a tarde, hoje e amanhã, com possibilidade de rajadas até 60 km/h junto à costa e nas terras altas do litoral para a tarde do dia de hoje;
  • Vento moderado do quadrante Leste (até 30 km/h), nas regiões do interior norte e centro durante a noite até meio da manhã;
  • Humidade relativa do ar entre 20 e 30% nas regiões do sul e do interior norte e centro;
  • Subida gradual da temperatura, com temperatura máxima entre 30 e 34ºC nas regiões do sul e do interior norte e centro, a partir de hoje, e também no Minho e Douro Litoral a partir de domingo, atingindo também a temperatura mínima valores elevados a partir de segunda-feira, em especial nas regiões do interior centro e no Minho com 25 ºC.


Índices de risco de incêndio com níveis muito elevados nas regiões interior centro e norte alentejano e Algarve.
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável que as dificuldades de supressão se tornem extremas nas regiões do Interior Norte, Centro e Sul.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução. Assim, recorda-se a população que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido: A Realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para a confeção de alimentos; a Utilização de equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; o Lançamento de balões com mecha acesa, ou qualquer outro tipo de foguetes; Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem bem como, não é permitido a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda ainda que, ao efetuar trabalhos agrícolas e florestais, os munícipes devem: Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; Abastecer as máquinas a frio em local com pouca vegetação e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Portugal Sem Fogos depende de todos!
Em caso de incêndio ligue 112







Notícias Relacionadas



Covid-19 - Situação Epidemiológica
26 novembro, 2021

Covid-19 - Situação Epidemiológica

Covid-19: são 42 os casos ativos de Covid-19 registados pela Autoridade Local de Saúde até ao dia 23 de novembro, no Município da Mealhada. É de ...
Proibido caçar
27 novembro, 2020

Proibido caçar

Na sequência da reunião de hoje da Proteção Civil Municipal da Mealhada e após esclarecimentos ali prestados pelo comandante do Destacamento da ...