Ir para o conteúdo principal

Mata do Buçaco, primeira mata nacional do país com gestão certificada

15 setembro, 2014

Mata do Buçaco, primeira mata nacional do país com gestão certificada

A Mata Nacional do Buçaco, é, desde 2013, a primeira mata nacional com certificação florestal, garantindo a sustentabilidade deste espaço único em Portugal. O processo para implementar os requisitos dos referenciais do Forest Stewardship Council - FSC® é assegurado pela empresa Unimadeiras, sendo que esta semana, a Fundação Mata do Buçaco, F.P. precedeu, mais uma vez, ao cumprimento das obrigações processuais, inerentes à manutenção do certificado, junto da entidade internacional.

Uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Fundação Mata do Buçaco, F.P. e da empresa Unimadeiras, tem trabalhado afincadamente, para que seja possível manter a certificação dos seus recursos lenhosos, tendo-se desta feita iniciado o processo de certificação dos recursos não-lenhosos, com por exemplo as plantas aromáticas, medicinais e condimentares, assim como os cogumelos que ocorrem na mata.

O processo de submeter a gestão florestal da Mata Nacional do Buçaco a certificação internacional, iniciou-se em 2013, envolvendo a consulta a várias entidades. O Grupo Unimadeiras s.a., através da sua dependente "UniFloresta - Certificação Florestal", prontificou-se desde logo, a verificar da possibilidade de inclusão da Mata Nacional do Buçaco no seu sistema de certificação de grupo. Este sistema permite a adesão de novos membros, autónomos, independentes e soberanos à certificação da gestão florestal num grupo de proprietários e propriedades florestais, permitindo que a entidade detentora do sistema de certificação se constitua simultaneamente como entidade fornecedora de serviço de certificação (submissão de processo de certificação junto das entidades gestoras do respetivo referencial internacional - FSC®) e entidade certificadora que atribui e gere o certificado).

A Certificação Florestal da Mata permite assim também ancorar um conjunto de altos valores de conservação num território mais alargado, abrangido pela certificação de grupo, mais vocacionado para a produção florestal responsável e sustentável.

Deste modo, foi novamente assegurada a continuidade do processo de certificação da Mata Nacional do Buçaco sem qualquer imputação de custos à Fundação Mata do Buçaco, F.P.. A Unimadeiras tem custeado todo o processo para a obtenção do reconhecimento internacional da sustentabilidade e da qualidade da gestão florestal da Mata Nacional do Bussaco que de outro modo, pelos custos envolvidos, não seria possível.

(2014-09-15) - Press Release







Notícias Relacionadas



"A Magia do Natal" chega à Mealhada com música, mercadinhos e muitas atividades em todo o concelho
22 novembro, 2022

"A Magia do Natal" chega à Mealhada com

O Programa de Natal da Mealhada vai espalhar a sua magia por todo o concelho. Música, com destaque para o concerto com o UHF e o concerto de Ano Novo, ...