Ir para o conteúdo principal

Fundação organiza passeio noturno pelos caminhos da Batalha do Buçaco

18 setembro, 2014

Fundação organiza passeio noturno pelos caminhos da Batalha do Buçaco

No &âmbito das comemorações dos 204 anos da Batalha do Buçaco e do Dia Mundial do Turismo, a Fundação Mata do Buçaco, F.P. irá realizar a iniciativa “Caminhos da Batalha do Bussaco”, que irá decorrer na noite de 26 de setembro, na Mata Nacional do Buçaco. Esta iniciativa pretende recriar a noite que antecedeu a Batalha do Buçaco, com um passeio noturno pelos locais onde se instalaram o exército brit&ânico, o exército regular português e os opositores franceses, levando os participantes a viverem e a envolverem-se no ano de 1810.

Trata-se de um percurso de cerca de 7kms (da Cruz Alta a Sto. AntÓnio do C&ântaro), que terá uma duração de aproximadamente três horas. Ao longo de todo o percurso, vão realizar-se recriações histÓricas nos locais mais emblemáticos. O passeio termina com uma ceia em acampamento de batalha em Santo AntÓnio do C&ântaro.

A Batalha do Buçaco é um dos episÓdios do período das Invasões Francesas (III Invasão), que por sua vez se inclui na Guerra Peninsular. Segundo os registos oficiais, na noite de 26 para 27 de Setembro de 1810, estão preparados para combate na linha de alturas do Buçaco, o exército brit&ânico e o exército regular português que, na sua grande maioria, nunca tinham participado numa batalha. Os aliados recebem ordens para não acender qualquer fogo de forma a não revelarem as suas posições. Os franceses, confiantes, no sopé das colinas acendem milhares de fogueiras e passam a noite aguardando a batalha, que iniciaria por volta das 6h da manhã.

Grau de dificuldade: médio
Aconselha-se roupa e calçado adequado a caminhadas.
Idade mínima: 15 anos
Data limite: até 20 de setembro ou até ao número máximo de participantes ser alcançado
Inscrições: Posto de Turismo de Penacova – 239470300
Fundação Mata do Buçaco - 231937000 ou turismo@fmb.pt
Preço: 5€

(2014-09-18) - Press Release







Notícias Relacionadas