Ir para o conteúdo principal

De olho nas aves no Eurobirdwatch 14 na Mata Nacional do Buçaco

25 setembro, 2014

De olho nas aves no Eurobirdwatch 14 na Mata Nacional do Buçaco

Milhares de pessoas irão celebrar o fenómeno da migração das aves, no maior evento deste género realizado na Europa e ásia Central, o Eurobirdwatch, promovido pela BirdLife International. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela SPEA, com a colaboração de mais de 20 parceiros. Durante o dia 4 de outubro, na Mata Nacional do Buçaco será possível observar as aves que habitam na Mata e construir caixas-ninho.

Nos próximos dias 4 e 5 de outubro realiza-se EuroBirdwatch, organizado novamente pela SPEA em Portugal. Esta iniciativa, promovida pela BirdLife International, pretende sensibilizar para a beleza das aves migradoras, alertando para os perigos que estas correm nas suas deslocações entre a Europa e áfrica, e a necessidade de se preservarem os locais onde se reproduzem e onde passam o inverno.

Em Portugal, vão estar a decorrer nestes dois dias mais de 30 atividades, dinamizadas por mais de 20 entidades parceiras. A Mata do Buçaco, o Estuário do Minho, Serra da Estrela, Idanha-a-Nova, Caldas da Rainha, Mértola ou Cacela Velha, são alguns dos locais, de norte a sul do país incluindo as ilhas, onde poderá disfrutar da harmonia com a natureza. Saídas para observação de aves, passeios de barco, palestras e construção de caixas-ninho são algumas das propostas, para todas as idades. A maioria das atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.

Vanessa Oliveira, do Departamento de Cidadania Ambiental da SPEA, refere que “a SPEA e a BirdLife International congratulam-se pelo número crescente de participantes; há atividades para todas as idades, os guias estão preparados para receber quem só agora se está a iniciar na observação de aves e os locais, alguns deles áreas protegidas, oferecem paisagens deslumbrantes.”

No ano passado, em que se celebrou a 20ª edição do EuroBirdwatch, cerca de 65 000 participantes de 34 países, observaram mais 4 milhões de aves num único fim de semana.

Na Mata do Buçaco as atividades a desenvolver são: “As Aves da Mata do Buçaco” (8h-12h), sob a orientação de Milene Matos (Universidade de Aveiro), onde será possível observar as diferentes aves que habitam na Mata (atividade gratuita).

“Construção de caixas-ninho” é a atividade a ser desenvolvida durante a tarde (15h-17h), que pretende ensinar a construir caixas-ninho e assim ajudar a aumentar os locais para as aves nidificarem (5€/participante). As atividades requerem inscrição prévia através do email: setoreducativo@fmb.pt ou do telefone 231 937 00.

(2014-09-25) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...