Assembleia Municipal aprova moção contra a unidade fabril Alcides Branco

03 outubro, 2014

Assembleia Municipal aprova moção contra a unidade fabril Alcides Branco
A Assembleia Municipal da Mealhada aprovou por unanimidade, na passada sessão de 26 de setembro, uma moção contra “as lamentáveis e dramáticas evidências de poluição que decorrem da laboração da unidade industrial da empresa Alcides Branco & C.ª S.A.”, que opera na freguesia do Luso, concelho da Mealhada, lê-se no texto. A moção pretende manifestar o repúdio de todos os subscritores pela poluição decorrente da atividade da unidade fabril, exigir aos Órgãos competentes medidas eficazes para que a lei seja cumprida por parte da empresa e apoiar a expressão pública de contestação e repúdio por parte dos cidadãos e da Câmara Municipal perante esta situação. Uma posição que, segundo se lê também na moção, deverá ser entregue a várias entidades governamentais.

Esta é a posição da Assembleia Municipal da Mealhada no caso da fábrica Alcides Branco (ver o texto da moção em anexo). Uma posição contra a evidente poluição que advém da laboração da unidade fabril, poluição essa que tem cada vez mais afetado o Município da Mealhada na sua totalidade, seja pelo mau estar que causa a todos os que residem sobretudo nas freguesias do Luso e da Vacariça, seja por afastar os visitantes da estância de turismo termal que é a vila do Luso. A moção foi subscrita por todos os membros da Assembleia Municipal e irá agora chegar a várias entidades governamentais, desde direções regionais, ministérios até à mais alta instância, o Presidente da República.

Importa referir que o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, já manifestou a sua vontade em avançar com o caso para tribunal, que o assunto já foi discutido em reunião de Câmara e o Executivo Municipal mostrou consenso na resolução urgente deste problema e que a população tem levantado a sua voz contra a unidade fabril, criando mesmo um movimento nas redes sociais, o “Baganha Basta”, que tem crescido e já levou centenas de apoiantes a publicarem uma fotografia com uma máscara no seu perfil, como forma de protesto contra a poluição ambiental, os maus cheiros e todos os prejuízos causados pela fábrica Alcides Branco.

Recorde-se ainda que, no mesmo dia em que a Assembleia Municipal aprovou esta moção, dia 26 de setembro, o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, e o deputado social-democrata eleito pelo círculo de Aveiro, o lusense Bruno Coimbra, foram recebidos em Lisboa pelo secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. O governante inteirou-se da situação e comprometeu-se a estudar este dossier.

Moção da Assembleia Municipal da Mealhada (1,20MB)

(2014-10-) - Press Release