Cineteatro da Pampilhosa: obra recomeça 2ªfeira com o apoio da Câmara Municipal

03 outubro, 2014

Cineteatro da Pampilhosa: obra recomeça 2ªfeira com o apoio da Câmara Municipal

é já na segunda-feira, dia 6 de outubro, que vão recomeçar os trabalhos de requalificação do Cineteatro da Pampilhosa. Seis anos após o início da recuperação deste emblemático edifício e depois de várias complicações que surgiram durante o concurso público e já no decorrer da empreitada, a Câmara Municipal da Mealhada decidiu suportar os encargos financeiros necessários para que a obra seja concluída. O proprietário do espaço, o Grémio de Instrução e Recreio (GIR) da Pampilhosa, vai ver assim o seu cineteatro reerguido, sendo que, como contrapartida, as duas entidades estão a elaborar um protocolo de cedência das instalações à Câmara Municipal. Uma forma de devolver aos munícipes um dos espaços culturais mais prestigiados do concelho.

é um espaço cultural privilegiado, um edifício com um enorme valor histórico, que foi construído no início do século XX, mais precisamente em 1906. A sua história é que, só agora, parece ter um final feliz. Depois de meia dúzia de anos de complicações a todos os níveis, a Câmara Municipal da Mealhada chegou a um acordo com o GIR para que as obras de renovação do Cineteatro da Pampilhosa sejam, finalmente, concluídas. A autarquia assume os encargos financeiros da obra. O GIR, por sua vez, disponibiliza o espaço do cineteatro para utilização municipal. Está, assim, encontrada uma solução para devolver aos cidadãos um espaço único, um dos primeiros teatros que surgiram no país.

Foi em meados da década de 80 que a portas do Cineteatro da Pampilhosa fecharam, depois de décadas com a sala esgotada, a apresentarem os melhores espetáculos nacionais. O GIR, proprietário do espaço, sempre teve a ambição de voltar a reerguer um dos mais conceituados teatros, mas não foi um processo fácil de desbloquear. Depois de várias tentativas, a empreitada de recuperação do emblemático espaço arrancou em setembro de 2008, com o apoio financeiro do Governo e da Câmara Municipal da Mealhada, por 623 mil euros e com uma previsão de um ano para estar concluída. Contudo, esse prazo nunca foi cumprido, devido a complicações nos processos burocráticos e contratuais.

Dificuldades que estão agora ultrapassadas. Os trabalhos de requalificação do Cineteatro da Pampilhosa vão ter início já na segunda-feira. Uma obra que vai ser suportada financeiramente pela Câmara Municipal, que vai passar também a utilizar esse espaço cultural. A autarquia e o GIR estão a providenciar um protocolo de cedência das instalações do edifício à Câmara Municipal. Com este protocolo, a autarquia pretende, sobretudo, recuperar uma das casas mais importantes do circuito cultural da região, devolver alma, movimento e animação ao espaço e também devolver o espaço aos cidadãos.

(2014-10-03) - Press Release