Buçaco com Arte 14 reuniu artistas no jardim do Palace Hotel

06 outubro, 2014

Buçaco com Arte 14 reuniu artistas no jardim do Palace Hotel

Durante quatro dias foi possível visitar uma mostra de artesanato que contou com a presença de artistas do concelho da Mealhada e concelhos limítrofes (Cantanhede a Anadia) nos Jardins do Palace Hotel do Buçaco. A iniciativa reuniu a cortiça, o cabedal, o patch work, a madeira, entre outros materiais num cenário natural e romântico como é a pérgula dos Jardins.

Terminou no domingo passado, dia 5 de outubro a iniciativa que, pelo quarto ano consecutivo, deu cor e arte aos Jardins do Palace Hotel. Turistas estrangeiros, portugueses e pessoas do concelho visitaram a exposição que reunia artistas do concelho da Mealhada, Anadia e Cantanhede. Como porta de entrada da exposição, a Fundação criou uma instalação com estátuas de madeira criadas a partir de troncos caídos no temporal de 2013 pelo artista James Mitchell. As estátuas representam peças de xadrez e permitiram eternizar troncos com centenas de anos e “histórias” para contar.

A escolha dos artistas, este ano, recaiu sobre o objetivo de reaproximar os habitantes do concelho à Mata do Buçaco convidando os artistas residentes.

No segundo dia da iniciativa, a exposição recebeu a visita do presidente da Junta de Freguesia do Luso, Claudemiro Semedo, o Secretário Eng. João Silva, e o Presidente da Associação de Comerciantes do Luso (AquaCristalina) João Ferreira, que estiveram nessa tarde na Fundação Mata do Buçaco, F.P. a reunir com o Presidente António Gravato, sob o tema: Parcerias entre a Junta de Freguesia do Luso e a FMB, F.P.

Durante o fim-de-semana, foi ainda possível assistir ao trabalho ao vivo do escultor de madeira António Várzeas, que deu a conhecer aos turistas e visitantes da feira o seu método de trabalho.
O objetivo da iniciativa foi cumprido: criou-se harmonia entre a arte e a natureza.

(2014-10-06) - Press Release

buçaco arte jardim luso