Loja Social e Intermarché da Mealhada juntos no apoio aos mais carenciados

13 outubro, 2014

Loja Social e Intermarché da Mealhada juntos no apoio aos mais carenciados
A Loja Social e o Intermarché da Mealhada assinaram, na tarde da passada sexta-feira, dia 10 de outubro, um protocolo de cooperação para a doação e recolha de géneros alimentares. A iniciativa visa apoiar a população mais carenciada do concelho e insere-se na “Semana Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”, que decorre desde dia 11 de outubro até ao prÓximo dia 19 de outubro na Mealhada. Leite, pão, legumes, conservas e outros géneros alimentares serão doados pelo Intermarché e, posteriormente, distribuídos pela Loja Social por aqueles que mais necessitam.

No âmbito da sua dinâmica, a Loja Social prevê a recolha e distribuição de bens alimentares, atividade inicialmente sustentada sobretudo pela solidariedade de pessoas singulares e de algumas empresas. Mas, desde sexta-feira passada, dia 10 de outubro, que essa resposta passou a ter outra amplitude. A Loja Social assinou um protocolo de cooperação com o Intermarché, que visa precisamente a recolha e distribuição de géneros alimentares, como o leite, o pão, legumes, conservas, entre outros, por aqueles que mais necessitam.

Na cerimÓnia de assinatura do protocolo estiveram presentes a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, Arminda Martins, a responsável pelo Intermarché da Mealhada, a empresária Rita Ferreira, duas voluntárias e um representante da Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) – que tem já protocolo com a autarquia para a distribuição dos géneros alimentares – Manuel AntÓnio, a professora da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Maria João Saraiva e um grupo de alunos dessa instituição, que colabora com a Loja Social, técnicas do Gabinete de Ação Social da autarquia e um representante dos voluntários da Loja Social, Firmino Rodrigues.

“Esperamos que a assinatura deste protocolo seja um ponto de partida para que mais instituições se juntem a nÓs, no apoio a esta causa que deve ser de todos”, salientou a vereadora Arminda Martins, que referiu ainda que “infelizmente cada vez mais recebemos pedidos de apoio por parte da população”. Por seu lado, Rita Ferreira salientou a importância do protocolo face às necessidades quotidianas da população. “As pessoas cada vez mais têm dificuldades e, nesse sentido, temos de nos ajudar uns aos outros”, sublinhou. A empresária concluiu o seu discurso, afirmando que “espera continuar a colaborar com a Loja Social, tendo em vista a melhoria das condições de vida daqueles que mais necessitam”.

Recorde-se que, atualmente, já são mais de 250 famílias que são apoiadas pela Loja Social e pela ADRA, com o apoio do Banco Alimentar, e cerca de 150 famílias que recebem apoio com base no programa FEAC - Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas. Uma resposta cada vez mais eficaz, que pretende colmatar a cada vez mais evidente necessidade das famílias carenciadas do concelho. Para que esta valência consiga ser célere a responder a todos os pedidos das famílias carenciadas, desde o passado dia 24 de setembro que passou a ter, pela primeira vez, um funcionário a tempo inteiro, o que é o reconhecimento da importância que a Ação Social representa para o atual Executivo municipal.

A "Roda Viva" – Loja Social do Município de Mealhada é uma resposta social inovadora, dinamizada pelo Gabinete de Acão Social, que pretende constituir-se como um espaço de partilha e solidariedade para com os munícipes mais carenciados. Um projeto que tem como objetivo potenciar a criação de respostas sociais adequadas às vulnerabilidades da população utente, visando a promoção e integração social dos indivíduos, estimulando a participação ativa da sociedade civil, fomentando o voluntariado e privilegiando o trabalho em rede e em parceria.

(2014-10-13) - Press Release