Ir para o conteúdo principal

Livro sobre invasoras foi apresentado na Mata do Buçaco

15 outubro, 2014

Livro sobre invasoras foi apresentado na Mata do Buçaco
No passado sábado, cerca de 20 pessoas assistiram à apresentação do livro “Guia prático para a identificação de plantas invasoras em Portugal” por três das co-autoras, Hélia Marchante, Elizabete Marchante e Maria Cristina Morais, na Mata Nacional do Buçaco.

A apresentação foi complementada com uma ação de voluntariado demonstrativa realizada no âmbito do Projeto BRIGHT | Life +, que visou a identificação e controlo de algumas plantas invasoras da Mata Nacional do Buçaco, contribuindo assim para a mitigação desta problemática e para a salvaguarda dos habitats autÓctones ameaçados por estas espécies, neste espaço tão singular.

Ao início da tarde a biÓloga Milene Matos (Universidade de Aveiro) deu início à apresentação do guia começando por apresentar as co-autoras e demonstrando a importância desta apresentação na Mata do Buçaco devido ao Projeto BRIGHT (Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitats Threats), que prevê a conservação do patrimÓnio natural único da Mata através do combate a uma ameaça que constitui hoje um dos principais problemas globais: as espécies exÓticas invasoras.

As co-autoras começaram por distribuir guias pelos participantes e apresentaram de seguida o contexto em que surgiu o guia e a forma como está organizado. Apresentaram ainda o website invasoras.pt onde, entre outras informações, é possível ao utilizador submeter registos da localização das plantas invasoras que encontra, quer através do site quer através de uma aplicação para Android.

De seguida os presentes tiveram oportunidade de reconhecer várias das plantas invasoras incluídas no Guia, num percurso ao longo da Mata, e participar numa acção de controlo de plantas invasoras que decorreu no Pinhal do Marquês.

Sobre o guia: “Este livro, surgiu no seguimento do “Guia prático para a identificação de plantas invasoras de Portugal Continental”, publicado em 2008. Os conteúdos foram revistos e aumentados, sendo agora incluído um maior leque de espécies de plantas invasoras, entre as quais, algumas presentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Adicionalmente, foram realizadas análises de risco para as espécies apresentadas.

O guia é uma edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, e foi co-financiado pela UE/FEDER, através do QREN (Programa Factores de Competitividade — COMPETE) e por fundos nacionais através da Ciência Viva — Agência Nacional para a Cultura Científica e TecnolÓgica, pelo que a sua distribuição é gratuita”, conforme refere o website: invasoras.pt

(2014-10-15) - Press Release






Notícias Relacionadas