Câmara da Mealhada disponível para comprar ações da ERSUC

04 novembro, 2014

Câmara da Mealhada disponível para comprar ações da ERSUC

A Câmara Municipal da Mealhada pretende adquirir 10, 58% das ações das ERSUC – Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro, S.A., pertencente à EGF - Empresa Geral de Fomento, S. A, uma sub-holding do Grupo águas de Portugal. “Já entregámos nas águas de Portugal uma pretensão para aquisição, por direito de preferência, de 10,58% das ações da ERSUC”, informou hoje o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, depois de ter visto esta proposta ser aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara de 20 de outubro e, por maioria, na sessão de 25 de outubro da Assembleia Municipal. O objetivo da compra é somar essa percentagem à de outros municípios, nomeadamente pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), de forma a, em conjunto, terem uma voz ativa na gestão desta empresa.

A Câmara Municipal da Mealhada já apresentou a sua intenção de aquisição das ações da ERSUC às águas de Portugal, num total de 10,58% e com um custo aproximado de 1,9 milhão de euros (um milhão e novecentos mil euros). Uma posição que está concertada com outros municípios da CIM RC, que pretendem, em conjunto, ter uma voz ativa na gestão desta empresa. “O que está acordado é que nenhum município pode vender as ações. Se algum município quiser vender tem que pedir autorização a esta sociedade e depois isto só será possível se a sociedade autorizar. E mesmo assim, qualquer dos municípios tem direito de preferência”, explicou o presidente da Câmara. “é a melhor defesa que podemos ter”, argumentou.

Se concluída a compra, o que terá de acontecer até ao fecho do processo de reprivatização da EGF, no total, o grupo de municípios ficará com 42% das ações. “Com esta participação de capital, há atos que carecerão sempre de concordância dos municípios, o que representa uma mais-valia”, concluiu Rui Marqueiro.

(2014-11-04) - Press Release