Ir para o conteúdo principal

Fundação é finalista do GREEN PROJECT AWARDS Portugal

07 janeiro, 2015

Fundação é finalista do GREEN PROJECT AWARDS Portugal
A Fundação Mata do Buçaco é finalista com o Projeto Bussaco Digital: sementes para o futuro. Em parceria com a Universidade de Aveiro e com o apoio da PT e do SAPO Labs, a Fundação desenvolveu este projeto que permite “plantar” árvores à distância de um clique, na Mata Nacional do Buçaco, acompanhar o seu crescimento, ou até dedicar árvores notáveis a alguém especial.

O projeto Bussaco Digital surge como uma estratégia para a aquisição e plantação de árvores com o intuito de ocupar as áreas de floresta que foram destruídas, apÓs o temporal de janeiro de 2013. Este projeto desenvolvido pela Fundação Mata do Buçaco em parceria com a Universidade de Aveiro, com apoio da Fundação PT e do SAPO Labs baseou-se na criação de uma plataforma digital, através da qual os interessados podem “plantar” uma ou mais árvores na Mata Nacional do Buçaco, ao mesmo tempo que contribuem para a sua manutenção e preservação. O acesso à informação e localização (através de coordenadas GPS) sobre a árvore plantada estará acessível através de um simples registo na plataforma, disponibilizada via internet, que permitirá a interação com pessoas que estão fisicamente distantes, facilitando o processo de contribuição, fomentando a interação social, aproximando a Mata Nacional do Buçaco da população e promovendo o sentido de altruísmo e sensibilização ambiental.

Este acesso permite igualmente realizar um serviço extra e original: o dedicar. Através deste serviço, o utilizador poderá selecionar uma ou mais árvores notáveis da Mata e dedicá-la a alguém especial ou, em alternativa, plantar uma árvore e dedicá-la a alguém. As dedicatÓrias podem tornar-se públicas. Com esta plataforma, e as contribuições dos seus utilizadores, é possível ajudar diretamente na reflorestação da Mata Nacional do Buçaco, na recuperação de clareiras, no combate / controlo da instalação de flora exÓtica invasora que tenderá a se desenvolver nas novas clareiras, se não houver plantação de vegetação adequada (autÓctone e exÓtica ornamental, não invasora), na consolidação das unidades de paisagem da Mata através da plantação de espécimes adequados a cada unidade, na divulgação do patrimÓnio natural da Mata e no aumento da consciência ecolÓgica pública e da sensibilização ambiental.

Foi com este projeto que a Fundação concorreu ao GREEN PROJECT AWARDS Portugal, que visa sensibilizar a população para o desenvolvimento sustentável em Portugal.

Na 7ª edição são sete categorias a concurso: Agricultura, mar e turismo; Information technology; Produto ou serviço; Iniciativa de mobilização SIC Noticias; Iniciativa jovem; Cidades sustentáveis; Consumo sustentável. A Fundação concorreu na categoria Iniciativa de mobilização.

Ao ser finalista deste concurso a Fundação vê o seu projeto ser alvo de comunicação nos parceiros desta iniciativa: Público, SIC Noticias e CÓdigo Verde. No entanto, mais do que o reconhecimento de boas práticas ambientais esta classificação é uma distinção de referência na sustentabilidade em Portugal.

Segundo website GPA:
#Os vencedores e menções honrosas ganham o selo GPA ’14 que poderão utilizar durante 1 ano para promoverem e comunicarem o projeto distinguido.*
# todos os premiados serão candidatos a prémios internacionais, em representação de Portugal: European Business Awards for the Environment (EBAE) e Distinção GPA-CPLP. Para além disso, todos os finalistas poderão vir a ser convidados para eventos de networking ou outros, no âmbito do GPA Worldwide no sentido de testemunharem o seu case.

* Será premiado um projeto em cada categoria, podendo o júri conceder menções honrosas, no limite máximo de duas por categoria.

O júri do concurso é presidido por Nuno Lacasta (Agência Portuguesa do Ambiente) e pelo Vice-Presidente Nuno Sequeira (Quercus). Na categoria, na qual o Bussaco Digital está a concorrer o júri é: AntÓnio José Teixeira (SIC Noticias); Fernanda Pargana (BCSD); Margarida Pinto Correia (Fundação EDP); João Almeida (Serralves); Eugénio Fonseca (Cáritas Portuguesa) e Luísa Schmidt (CNADS).

A cerimÓnia de entrega de prémios será dia 21 de janeiro na Culturgest.

(2015-01-06) - Press Release






Notícias Relacionadas