Ir para o conteúdo principal

Entrudo regressa às ruas do centro da Mealhada

06 fevereiro, 2015

Entrudo regressa às ruas do centro da Mealhada
A direcção da Associação do Carnaval da Bairrada apresentou na segunda-feira, 19 de janeiro, em conferência de imprensa, o programa dos festejos carnavalescos de 2015 na capital do samba, a Mealhada. Para além dos corsos carnavalescos com quatro escolas de samba, a organização preparou ainda um programa infantil, animação nocturna e o regresso do Baile de Gala, em dia de namorados. Novidades deste ano são a organização de um “desfile trapalhão”, fazendo lembrar o Entrudo português, e o facto de pela primeira vez em muitos anos, o rei não ser um actor brasileiro.

Ana Filipa Varela, presidente da direcção, Nuno Castela Canilho, responsável pela comunicação, e Bruno Peres, vice-presidente para a área financeira, apresentaram os festejos do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que se realizarão de 7 a 17 de fevereiro na Mealhada, a “capital europeia do samba”. Um programa vasto e com algumas novidades que promete “manter a tradição, procurando até homenagear o passado folião da Mealhada, mas rejuvenescer o mais importante evento do concelho da Mealhada”, com “espirito crítico, opções estratégicas fundamentadas e uma visão de futuro e desenvolvimento”.

Cerca de 100 mil euros de orçamento, dos quais 84 mil são atribuídos pelo erário público através da Câmara Municipal da Mealhada, estão na base de algumas das principais medidas estratégicas a implementar no Carnaval de 2015. “Não ter como rei um actor brasileiro é uma opção”, afirmou Nuno Castela Canilho na conferência de imprensa aos jornalistas. “Já o havíamos dito no nosso programa eleitoral antes de sermos eleitos: Ou o rei nos permitia uma promoção televisiva e um factor de atracção de pessoas ao Carnaval, ou não fazia sentido contratarmos um actor brasileiro”, disse o porta-voz da ACB, que acrescentou: “Estudámos várias hipÓteses, acontece que o ambiente econÓmico no Brasil inflacionou os preços de uma maneira que não seria possível trazer ninguém de modo a cumprir os nossos objectivos sem gastar cerca de 30% do nosso orçamento. Por outro lado, os portugueses já não vibram pelos actores brasileiros como faziam há 30 anos!”. “A decisão foi tomada em consciência! E hoje o factor luso-brasileiro do nosso Carnaval está no trabalho e no espectáculo de grande fidelidade e qualidade das nossas quatro escolas de samba, não no facto de o rei ser actor ou brasileiro!”, afirmou Nuno Castela Canilho.

Desfile trapalhão convida foliões a “levarem a garrafa ao São Pedro”

Em sábado magro, dia 7 de fevereiro, começarão na Mealhada os preparativos do Carnaval, do Domingo Gordo. Como? “Cumprindo uma velha tradição ditada pelo mais notável dos fundadores do Carnaval da Mealhada nos moldes como o conhecemos – Luís Marques – no sentido de afiançar que não haverá chuva no dia do desfile, Domingo Gordo: Ou seja, garantindo que o São Pedro receberia a oferenda do Povo, uma garrafinha de jeropiga! Mas como fazer chegar a garrafa ao Céu? Não parece haver outra hipÓtese se não garantir que o “ultimo morto” leve a garrafa ao São Pedro”, explicaram os organizadores do Carnaval da Mealhada.

O desfile trapalhão será um desfile tipicamente português, de sátira, de crítica, de Carnaval de Entrudo, que sairá da zona das Pedrinhas até aos Paços do Concelho, no percurso do desfile original do Carnaval, no sábado, dia 7 de fevereiro, a partir das 16 horas, ao qual se podem juntar todos os foliões. “Será um regresso do Carnaval ao centro histÓrico da Mealhada e uma homenagem à histÓria do Carnaval da Mealhada, com vários quadros de memÓria e histÓria”, asseveram os organizadores.

PROGRAMA

07 FEV – SáBADO
15 horas DESFILE TRAPALHãO
Rotunda Baco e Pedrinhas – Paços do Concelho

08 FEV – DOMINGO
16 horas FESTA DA CRIANçA
Sambodromo Luís Marques – Tenda

13 FEV – SEXTA-FEIRA
Sambodromo Luís Marques – Tenda
22 horas BAILE DE MáSCARAS
23 horas APRESENTAçãO ESCOLAS DE SAMBA
01 hora ANIMAçãO NOTURNA

14 FEV – SáBADO
20 horas BAILE DE GALA
23 horas ANIMAçãO NOTURNA
Sambodromo Luís Marques – Tenda

15 FEV – DOMINGO GORDO
15 horas CORSO LUSO-BRASILEIRO – Sambodromo Luís Marques
23 horas ANIMAçãO NOTURNA – Sambodromo Luís Marques – Tenda

16 FEV – SEGUNDA-FEIRA
15 horas CARNAVAL DA CRIANçA
Av.Messias Batista – Av.Luís Navega – Rua Capitão Cabral – Av. Manuel Lousada – Jardim Municipal
23 horas ANIMAçãO NOTURNA Sambodromo Luís Marques – Tenda

17 FEV – TERçA-FEIRA DE CARNAVAL
15 horas CORSO LUSO-BRASILEIRO Sambodromo Luís Marques
23 horas ANIMAçãO NOTURNA Sambodromo Luís Marques – Tenda
APRESENTAçãO CONCURSO ESCOLAS DE SAMBA

(2015-01-20) - Press Release






Notícias Relacionadas



"Carnaval de Palmo e Meio" leva um milhar de crianças às ruas da Mealhada este domingo
29 janeiro, 2024

"Carnaval de Palmo e Meio" leva um milha

O Carnaval de Palmo e Meio leva um milhar de crianças a desfilar na tarde de domingo, 4 de fevereiro, pelas ruas da cidade da Mealhada, antecipando ...