Sessões de leitura na Mata do Buçaco

27 janeiro, 2015

Sessões de leitura na Mata do Buçaco
ApÓs o convite da Fundação a Drª Ana Cristina Tavares aceitou o desafio e no prÓximo dia 1 de fevereiro estará na Mata do Buçaco a ler o seu mais recente livro “A alga que queria ser flor” (2013) destinado ao público mais novo.
Esta iniciativa enquadra-se num novo grupo de atividades que a Fundação pretende repetir ao longo do ano: Leituras na Mata.

Considerando que a leitura infantil estimula o desenvolvimento da imaginação e das emoções e a aquisição de uma postura crítico-reflexiva a Fundação Mata do Buçaco irá lançar as “Leituras na Mata”, que contarão com a presença de autores infantis que exploram a temática do ambiente. Esta nova iniciativa é concretizada no âmbito dos Domingos no Buçaco que acontecem ao 1° e 3° domingo de cada mês e são dedicados aos mais pequenos com a realização de oficinas didáticas.

A primeira autora a aceitar este desafio foi a Drª Ana Cristina Tavares, responsável pelo Serviço Educativo do Jardim Botânico de Coimbra (1997-2012) que fará a leitura do seu mais recente conto "A alga que queria ser flor". A FMB, F.P. pretende estimular a leitura nos mais novos e também introduzi-los no tema da evolução das plantas. No final da leitura do livro, será desenvolvida uma pequena atividade com as crianças de modo a fortalecer a aprendizagem e uma sessão de autÓgrafos.

Biografia da autora:
Ana Cristina Pessoa Tavares, doutorada em Biologia (Fisiologia Vegetal) pela FCTUC foi docente no Departamento de Botânica da FCTUC (1981-1992) e assistente convidada na Faculdade de Farmácia da UC (2002/2003).
Responsável pelo Serviço Educativo do Jardim Botânico (1997-2012) possui o Diploma Internacional “Educação em Jardins Botânicos” do Royal Botanic Gardens of Kew (Londres, 2002) e a PÓs-graduação “Medicamentos e Produtos de Saúde à base de Plantas” Faculdade Farmácia da UC (2007), sendo colaboradora dos Centros de Estudos Farmacêuticos e de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
Tem colaborado em Projetos de Investigação no âmbito da conservação, estudo e aplicação das Apiáceas portuguesas e é membro do projeto europeu INQUIRE, de Educação em Jardins Botânicos.
Tem trabalhos publicados em revistas estrangeiras e nacionais sobre Educação em Jardins Botânicos e Biotecnologia das Plantas Aromáticas, sendo esta a sua principal área de investigação.
Na Imprensa da Universidade de Coimbra publicou os livros A alga que queria ser flor (2013), Ritmos do Jardim Botânico (2011) e, em colaboração, Plantas Aromáticas e Medicinais do Jardim Botânico (2010).

(2015-01-27) - Press Release

buçaco leitura