Ir para o conteúdo principal

Fundação Mata do Buçaco integra Conselho Estratégico da AD ELO

13 fevereiro, 2015

Fundação Mata do Buçaco integra Conselho Estratégico da AD ELO
Fundação Mata do Buçaco,F.P. (FMB) integra, desde o dia o 4 de Fevereiro, o Conselho Estratégico da Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego(AD ELO) para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária em espaço Rural (DBLC/Rural LEADER AD ELO).

Por ocasião da apresentação e apreciação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) integrada na preparação dos processos de concurso ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DBLC) no territÓrio que integra, entre outros, o Município de Mealhada e que inscreve também a Mata Nacional do Bussaco, o Presidente do Conselho Diretivo da FMB, Eng° AntÓnio Gravato, foi eleito por unanimidade para fazer parte do Conselho Estratégico, em conjunto com o Presidente da Associação Empresarial de Mira, Conselho este presidido pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Dr João Ataíde.

A AD ELO foi anteriormente reconhecida como Grupo de Ação Local (GAL) com responsabilidade de gerir o Eixo 3 do PRODER – Abordagem LEADER para o período 2007-2013. Potenciando assim a experiência de ciclos de programação que foram eficazes na promoção de abordagens de cariz local, promovidas pelas comunidades locais, é agora mobilizado o instrumento regulamentar DBLC.

DLBC é uma ferramenta que visa o envolvimento dos agentes locais na resposta aos desafios sociais, ambientais e econÓmicos, que hoje se enfrentam, no âmbito da prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020. A Comissão Europeia considera que o DLBC promove abordagens integradas à operacionalização dos Fundos Estruturais Europeus de Investimento destinados a atingir, a nível local, efeitos diretos e multiplicadores dos investimentos a concretizar.

Neste contexto a FMB afirma-se como um parceiro estratégico para a Região da Bairrada e Mondego, com responsabilidades na participação no desenvolvimento de programas que possam beneficiar as suas comunidades, com principal enfoque na região do Luso- Buçaco e Município de Mealhada.

(2015-02-12) - Press Release






Notícias Relacionadas