Edifício de apoio aos Paços do Município é uma prioridade

20 fevereiro, 2015

Edifício de apoio aos Paços do Município é uma prioridade

O avançado estado de degradação do atual edifício da Câmara Municipal da Mealhada coloca a construção do edifício de apoio aos Paços do Município no topo das prioridades deste Executivo Municipal, liderado pelo presidente da Câmara Rui Marqueiro. Na manhã de segunda-feira, dia 16 de fevereiro, voltou a cair uma parte do teto do 1º piso da Câmara Municipal, junto à janela principal do edifício, deixando um rasto de destruição no local, como se pode ver pelas fotografias que seguem em anexo. O incidente não causou feridos, nem danos maiores, mas confirmou a já reiterada urgência em se avançar com a construção do novo edifício, de forma a garantir as condições mínimas de trabalho aos funcionários municipais e a possibilitar a evacuação do atual edifício, para que se proceda a uma intervenção de fundo no mesmo.

Recorde-se que já em fevereiro do ano passado, Rui Marqueiro tinha alertado para a urgência em avançar com a empreitada do novo edifício, uma vez que o atual se encontrava em avançado estado de degradação. Na altura, tinha caído parte do teto de três gabinetes do 1º piso da Câmara Municipal, como se pode ver nas fotografias anexadas. Foi a primeira vez que aconteceu um incidente do género, mas não foi a última. Já na altura, foi obrigatória a intervenção dos técnicos da autarquia, para removerem parte dos tetos dos três gabinetes. Desta vez, foi também necessário remover parte do teto junto à entrada principal, no rés-do-chão, e outra parte do teto na escadaria principal, de forma a garantir a segurança de todos os que trabalham no edifício.

Razões que levaram o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, a insistir, por várias vezes e publicamente, na necessidade urgente de avançar com a construção do edifício de apoio aos Paços do Município, cujo projeto foi entregue, em setembro passado, à empresa ARQUIGRUPO – Arquitetura e Planeamento Lda., pelo valor de 73.600€ + IVA. A elaboração do projeto encontra-se a decorrer. Todavia, no passado mês de janeiro, a arquitetura já foi apresentada ao Executivo Municipal.

(2015-02-19) - Press Release