Semana da Leitura realiza-se de 16 a 20 de março na Mealhada e Pampilhosa

10 março, 2015

Semana da Leitura realiza-se de 16 a 20 de março na Mealhada e Pampilhosa
A Rede de Bibliotecas Escolares da Mealhada vai dinamizar, à semelhança de anos anteriores, de 16 a 20 de março, a Semana da Leitura. Centradas no mote “Palavras do Mundo” as actividades vão ser muitas e variadas e irão decorrer nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas da Mealhada e na Biblioteca Municipal da Mealhada. Uma semana intensa de realização de iniciativas em prol da leitura, onde a palavra escrita vai estar em destaque nos mais variados formatos. Música, dança, poesia, exposições, workshops, visionamento de um filme e uma feira do livro, são algumas das propostas da iniciativa, promovida anualmente, pelo programa Ler+Escolas do Plano Nacional de Leitura e à qual, uma vez mais, a Câmara Municipal da Mealhada se associa.

São cinco dias dedicados às letras e ao livro com um principal objetivo: promover o gosto pela leitura junto das crianças, jovens e adultos do concelho. Poesia, uma Feira do Livro e destaques de um livro a cada dia do evento, são exemplos de algumas das atividades que fazem parte do programa da Semana da Leitura.

A Biblioteca Municipal da Mealhada vai participar nesta iniciativa com a dinamização de várias atividades com destaque para a Oficina de Escrita: "Se eu fosse um herÓi seria...", no Dia da Poesia com "Invasão de poetas" e a Hora do Conto, atividade realizada todos os meses na Biblioteca Municipal, com a obra “Letras nos Atacadores”, de Cristina Falcon Maldonado, um livro que conta a histÓria de Flor, uma menina que redescobre o mundo na altura que aprende a ler.

Programa das atividades:

Dia 16 – Dia da Poesia
- O Canto e a Música – Abertura
- Ler na Poesia – Dr. Machado Lopes
- Poemas no top – exposição

Dia 17 – Dança com Livros
- Desporto Escolar / Disciplina de Dança

Dia 18 – O Escritor e a EstÓria
- Ana Cristina Tavares | Susana Freitas
- Workshop “Marcadores de livros personalizados”

Dia 19 – A Magia do Conto
- Vera Martins BMM