Ir para o conteúdo principal

Mata do Buçaco comemora o Dia da árvore e da Floresta

17 março, 2015

Mata do Buçaco comemora o Dia da árvore e da Floresta

Durante quatro dias a Fundação Mata do Buçaco irá assinalar o Dia da Árvore e da Floresta com iniciativas dentro e fora de muros da Mata. De 19 a 22 de março irá ser possível plantar árvores na Mata, visitar gratuitamente um habitat único no Mundo e levar a Mata do Buçaco até Coimbra.

Pelo sexto ano consecutivo a Fundação Mata do Buçaco, F.P. irá assinalar o Dia da Árvore e da Floresta, com diversas atividades alusivas à sensibilização e preservação da floresta autóctone.

As comemorações têm início no dia 19 de março para assinalar uma data relevante: o Dia do Pai. Durante os quatro dias seguintes (até 22 de março) a Fundação desafia os filhos a oferecerem a plantação de uma árvore ao pai.
Para além deste presente original, com esta ação pais e filhos estão ainda a contribuir para a reflorestação da Mata Nacional do Buçaco. Para oferecer a plantação de uma árvore, basta apenas escolher a(s) espécie(s) disponíveis para plantação - Amieiro (Alnus glutinosa), Choupo (Populus alba), cedro-do Buçaco (Cupressus lusitanica), Bétula (Betula papyrifera), Abeto (Abies sp.), Castanheiro (Castanea sativa) - e agendar com os serviços da Fundação Mata do Buçaco a data e hora para realização da plantação, através do 231 937 000 ou do email florestal@fmb.pt
O valor de cada plantação é de 10€, sendo que é possível realizar mais que uma, e inclui espécie selecionada, abertura do covacho para plantação, acompanhamento técnico e um certificado de plantação de oferta do filho para o pai.

Para complementar esta iniciativa será realizado no sábado (21 março) uma visita orientada ao Trilho do Adernal, recentemente criado (2014) no âmbito do projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery Invasions Great Habitat Threats).
No Trilho Adernal encontra-se um habitat único no mundo - uma vegetação reliquial, testemunho de eras anteriores à ocupação humana, dominada por adernos de porte arbóreo que com as suas múltiplas formas tortuosas ornamentam o caminho sinuoso, sendo que em alguns locais é praticamente puro, formando um bosque denso. A visita será acompanhada por um técnico especializado que explicará o porquê deste habitat ser único. Para inscrições e reservas contactar: setoreducativo@fmb.pt ou 231 937 000. A visita é gratuita, no entanto a inscrição é obrigatória e limitada.

A Fundação pretende ainda levar as comemorações para fora da Mata e durante estes quatro dias (19 a 22 março) irá estar no Centro Comercial Coimbrashopping, Coimbra, numa iniciativa que tem o apoio da Sonae Sierra. A FMB, F. P. irá colocar à venda vários produtos florestais da Mata, tais como ecokits com sementes da Mata, cedros-do-Buçaco e outras árvores e plantas, sensibilizando os coimbrenses para a temática das árvores e do ambiente, proporcionando a oportunidade de plantar árvores do Buçaco em terrenos fora da Mata.
Nesta ação promocional serão ainda dadas a conhecer ao público as várias iniciativas desenvolvidas na Mata Nacional do Buçaco. Numa lógica de levar a Mata à cidade, vai também realizar-se a oficina "Duendes na Mata", onde serão oferecidos descontos de entrada no Convento de Stª Cruz do Buçaco aos mais pequenos.

As três atividades realizadas durante estes quatro dias pretendem sensibilizar toda a população para a preservação do património natural da Mata do Buçaco e criar laços com a sociedade civil seja através de plantações na Mata ou através das árvores da Mata plantadas fora de muros.

Mais informações:
Inscrições Dia do Pai: florestal@fmb.pt | Preço: 10€/plantação
Inscrições Trilho Adernal: setoreducativo@fmb.pt | Preço: gratuito
Mais informações: 231 937 000

(2015-03-16) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...