Ir para o conteúdo principal

QUERCUS oferece milhares de árvores à Mata do Buçaco

20 março, 2015

QUERCUS oferece milhares de árvores à Mata do Buçaco
O projeto Floresta Comum ofereceu à FMB, F.P. cerca de 6000 árvores para reflorestar as áreas de intervenção do projeto BRIGHT e as áreas afetadas pelo ciclone GONG. Agora a Mata precisa da sua ajuda para acondicioná-las!

O Floresta Comum é um programa que incentiva a criação de uma floresta autÓctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema através da produção, angariação e distribuição de árvores autÓctones, a projetos que demonstrem motivação, comprovem competências e possuam os meios necessários para proceder ao plantio e cuidado das florestas que tencionam plantar, conforme se lê em florestacomum.org. O Projeto Floresta Comum, coordenado pela Quercus, com parceria do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Associação Nacional dos Municípios (ANP) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é financiado pela Quercus, através do Projeto Green Cork, da reciclagem de rolhas de cortiça.

A Mata Nacional do Buçaco constitui um espaço com relevância para os desígnios nacionais de conservação da natureza, tendo a Fundação Mata do Buçaco, F.P., neste âmbito, celebrado a 23 de Novembro de 2012 um protocolo de colaboração com a Quercus. Em 2014 a Fundação Mata do Buçaco, F.P. apresentou nova candidatura ao projeto em conjunto com o Município da Mealhada. Desde o início da parceria, já recebeu cerca de 8000 árvores. A FMB, F.P. também contribui para a distribuição destas árvores com algumas ações realizadas na Mata do Buçaco, como é o exemplo da Recolha de Sementes de espécies autÓctones, que aconteceu em outubro de 2013 e de novo em janeiro deste ano tendo esta última contado com a presença de 20 voluntários, que durante um fim de semana conseguiram recolher mais de 10 kg sementes de espécies autÓctones. Estas foram entregues aos viveiros do projeto Floresta Comum para produção de novas árvores. Foi também através do projeto que a Mata Nacional do Buçaco certificou as suas áreas de recolha de sementes.

Na passada semana o Floresta Comum entregou à FMB, F.P., cerca de 5000 árvores autÓctones: carvalhos, sobreiros, azinheiras, freixos, faias, amieiros, azevinhos, pinheiros-mansos, entre outras. Todas as árvores oferecidas pelo Floresta Comum têm como destino as áreas de intervenção do projeto BRIGHT, que visa remover as espécies exÓticas invasoras, dando espaço para a plantação de espécies autÓctones, mas também as áreas afetadas pelo ciclone GONG (2013), atualmente caracterizadas pelas clareiras que ali se formaram pela queda das árvores.

A FMB, F. P. convida-o, nesta primavera, a colaborar no acondicionamento das 5000 plantas, podendo inscrever-se como voluntário (através do email obras@fmb.pt ou 231 937 000) e, assim, a participar na reflorestação da Mata Nacional do Buçaco, assegurando a sua continuidade para as gerações vindouras.

(2015-03-20) - Press Release






Notícias Relacionadas