Luso recebeu os melhores atletas nacionais de Orientação em BTT

01 abril, 2015

Luso recebeu os melhores atletas nacionais de Orientação em BTT

O concelho da Mealhada foi o anfitrião de uma prova de orientação em bicicleta todo-o-terreno (BTT), que decorreu no Luso nos dias 28 e 29 de março. Intitulado BOM MTBO - Bairrada O´Meeting 2015, o evento foi organizado pelo Clube de Aventura da Bairrada, numa parceria com a Junta de Freguesia do Luso, Câmara Municipal da Mealhada e Federação Portuguesa de Orientação. Com a presença de cerca de centena e meia de participantes, 118 atletas nos escalões de competição e 27 atletas nos escalões abertos, a prova teve como vencedores Davide Machado e Susana Pontes a nível individual e a equipa Loulé/BPI a nível coletivo. No próximo mês de maio a Orientação em BTT regressa à vila termal com mais uma competição.

O passado fim-de-semana trouxe até ao concelho da Mealhada, mais precisamente ao Luso, a elite nacional da Orientação em BTT. A prova BOM MTBO - Bairrada O´Meeting 2015, competição constituída por uma prova de Distância Longa e uma de Distância Média, sendo ambas pontuáveis para a Taça de Portugal da modalidade, foi pautada pela grande variedade de caminhos e por uma altimetria - representação das altitudes em mapas ou plantas topográficas - média na vertente poente da Serra do Buçaco.

O vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, tendo agradecido a presença de todos os atletas, equipas e dirigentes. O autarca referiu, ainda, que "a Mealhada está sempre disponível para receber grandes eventos desportivos". A prova foi, na opinião da maioria dos atletas, "bastante agradável e desafiante", conforme se lê na nota da organização.

De salientar que no segundo dia de competição foi testado o sistema de partida em massa, no qual todos os atletas partem ao mesmo tempo, como forma de preparação para o Campeonato do Mundo de Ori-BTT, que se realizará no concelho da Mealhada de 24 a 31 de julho do próximo ano.

(2015-04-01) - Press Release