Ir para o conteúdo principal

Dois milhares comemoraram o Dia Nacional dos Moinhos na Mealhada

14 abril, 2015

Dois milhares comemoraram o Dia Nacional dos Moinhos na Mealhada

A Câmara Municipal da Mealhada dinamizou, pelo segundo ano consecutivo, um programa de atividades gratuitas e diversas, dirigidas a todas as idades, para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemorou a 7 de abril. O programa decorreu nos dias 7, 11 e 12 de abril nos moinhos da freguesia da Vacariça e contou com perto de dois mil visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer ou relembrar o funcionamento dos moinhos de água de Santa Cristina e do Lograssol e de participarem nas atividades que decorreram ao longo dos três dias. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal, que se associou à Rede Portuguesa de Moinhos para levar a cabo o evento.

“Foi extremamente positivo, atendendo que conseguimos mostrar algum do patrimÓnio tradicional e, igualmente, trazer ao concelho um elevado número de visitantes oriundos de vários pontos geográficos do país. Esta é, sem dúvida, uma Ótima forma de promover turisticamente a região”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, resumindo assim o sucesso da segunda edição da iniciativa.

No primeiro dia do evento, os dois moinhos receberam cerca de meio milhar de visitantes, sobretudo crianças e idosos das escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Os visitantes puderam, entre outras iniciativas, apreciar como se realiza a moagem de cereais e a cozedura do pão, ouvir uma especialista falar sobre nutrição e os benefícios do pão, participar na hora do conto e num workshop de construção de moinhos. No final, todos os que estiveram no Lograssol, provaram o pão acabado de cozer. 

Já no fim de semana, para além das atividades que se realizaram no primeiro dia do evento, a visita aos moinhos e encontro com os antigos moleiros, foi ainda possível assistir no sábado, em Santa Cristina, a alunos do 3ºano do curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) a confecionarem iguarias, no &âmbito do workshop “Pão da Mealhada - Tradição e Inovação| Confeção e apresentação de pão e broa da Mealhada e de vários recheios para os acompanhar”, coordenado pela professora Cláudia Pereira. “Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de recordar as receitas de antigamente, em que se recheava o pão da Mealhada com cebolada e petinga ou ovo escalfado ou, ainda, com caldo de camarão com mandioca, coentros e miolo de pão”, explicou a docente.

Em Santa Cristina, foi ainda possível visitar uma Feira de Artesanato e Produtos Locais, organizada pelo Grupo Cénico de Santa, enquanto, ao mesmo tempo, no Lograssol, uma Tasquinha da Associação Recreativa e Cultural Amigos do Pego oferecia aos visitantes a possibilidade de se deliciarem com o sabor dos negalhos, da chanfana e outras iguarias.

No domingo, as atividades continuaram a fazer as delícias das centenas de famílias que se deslocaram à Vacariça, onde até o bom tempo não quis deixar de marcar presença. Três dias dedicados aos moinhos de água existentes no concelho da Mealhada que se associam a um universo de 300 destes edifícios que compõem a totalidade da Rede Portuguesa de Moinhos.

Uma iniciativa realizada pela Câmara Municipal da Mealhada, Fundação Mata do Buçaco, Junta de Freguesia do Luso e Junta de Freguesia da Vacariça, com o apoio da Rede Portuguesa de Moinhos, Grupo Cénico de Santa Cristina, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Associação Recreativa e Cultural Os Amigos do Pego, Associação de Apicultores do Litoral Centro e Clínica Peso Saudável. 

(2015-04-14) - Press Release







Notícias Relacionadas