Charca de Santa Cristina vai poder ser utilizada no combate a incêndios

21 abril, 2015

Charca de Santa Cristina vai poder ser utilizada no combate a incêndios

A Linha de Média Tensão (MT) que se encontra por cima da Charca de Santa Cristina, na freguesia da Vacariça, vai ter o seu traçado alterado. A Câmara Municipal da Mealhada e a Energias de Portugal (EDP) chegaram a acordo sobre o reposicionamento do traçado da linha, que tem como objetivo permitir um melhor aproveitamento daquela infraestrutura no futuro, nomeadamente, na utilização daquele ponto de água pelos meios aéreos no abastecimento para combate a incêndios. Esta linha de MT tem vindo a ser alvo de trabalhos de modernização, encontrando-se, atualmente, concluído o troço Pampilhosa - Santa Cristina.

A Câmara Municipal da Mealhada, a EDP e a Junta de Freguesia da Vacariça analisaram, após reunião no local, o novo traçado da linha e a necessidade de efetuar obras complementares, como o desbaste de algum arvoredo, com a finalidade de criar zonas de segurança e de escapatória para o abastecimento de água por parte dos meios aéreos de combate a incêndios florestais.

O vereador com o pelouro do Ambiente da autarquia da Mealhada, José Calhoa, considera que essa intervenção "se traduzirá num grande benefício para a proteção das populações, bem como da própria mata". O autarca anunciou ainda que a EDP já se encontra no terreno e em contatos com os proprietários, a fim de dar inicio à execução dos trabalhos.

(2015-04-21) - Press Release