Presidente recebeu comitiva estrangeira de visita ao concelho

24 abril, 2015

Presidente recebeu comitiva estrangeira de visita ao concelho

Uma comitiva de professores europeus foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, esta manhã, dia 23 de abril, às 11h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. "Sejam bem-vindos. É com muito gosto que vos recebemos. Seremos sempre todos europeus!", começou por dizer o autarca durante a cerimónia de boas-vindas. "Espero que tenham uma boa estadia e que apreciem a hospitalidade dos portugueses", disse. A comitiva integra professores e alunos provenientes da Bélgica, Lituânia, Polónia, Turquia, que estão de visita ao concelho da Mealhada, entre os dias 20 e 24 de abril, no âmbito do Programa "Comenius" financiado pela União Europeia. O projeto designa-se "Gastronomic Wonders Through Europe" e promove o intercâmbio de alunos inseridos na temática da aprendizagem ao longo da vida.

Bélgica, Lituânia, Polónia, Portugal e Turquia, são cinco os países europeus envolvidos nesta parceria multilateral, que pretende fomentar o intercâmbio de alunos sobre o tema da aprendizagem ao longo da vida e que surgiu de uma candidatura conjunta de várias escolas europeias, na qual se incluiu a Escola Secundária da Mealhada, responsável pela coordenação geral do projeto.

"Gastronomic Wonders Through Europe" é o nome do projeto desenvolvido no âmbito do Programa COMENIUS, financiado pela União Europeia, que tem como principais objetivos dar a conhecer aos alunos a diversidade gastronómica e cultural de cada país, promovendo, igualmente, desta forma, o conhecimento e o uso das diferentes línguas, o desenvolvimento do respeito e tolerância entre as várias comunidades escolares envolvidas, bem como a valorização da educação à escala europeia. O projeto inclui a dinamização de uma série de atividades.

O Programa Europeu COMENIUS, por seu lado, visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da atividade educativa.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada e o vice-presidente, Guilherme Duarte, deram as boas-vindas à comitiva, composta por 14 professores, que se encontra, juntamente com 21 alunos estrangeiros e 16 portugueses, de visita aos principais locais turísticos do concelho, até ao próximo dia 24 de abril. "Boa estadia! Encontramo-nos hoje há noite ao jantar, para degustarem algumas das iguarias do nosso concelho!", disse o presidente da autarquia, lembrando o jantar que se realiza, mais tarde, na Escola EB2/3 da Mealhada.

Na cerimónia esteve ainda presente o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade e a coordenadora do projeto do lado português, Cristina Pratas, que acompanham alunos e professores ao longo da estadia. A coordenadora referiu que "16 alunos portugueses já estiveram de visita a países participantes no projeto".

No final da sessão de acolhimento procedeu-se a uma troca de recordações entre o executivo camarário e a comitiva de professores.

(2015-04-23) - Press Release