Gustavo Veloso venceu a 2ª Volta à Bairrada em bicicleta

27 abril, 2015

Gustavo Veloso venceu a 2ª Volta à Bairrada em bicicleta

A 2ª Volta à Bairrada em bicicleta realizou-se no passado fim de semana, dias 25 e 26 de abril, e terminou com a vitória do ciclista espanhol Gustavo Veloso, da equipa W52-Quinta da Lixa, que venceu com uma vantagem de apenas 2 segundos para o segundo classificado. Gustavo Veloso foi o mais rápido no contrarrelógio individual de sábado na Pampilhosa, e apesar de não ter ganho a etapa de domingo - prova conquistada pelo compatriota da equipa EFAPEL, Alejandro Marque - conquistou o primeiro lugar do pódio, conseguindo o melhor tempo da classificação geral. A 2ª Volta à Bairrada em bicicleta contou com a participação de 117 corredores de equipas nacionais e estrangeiras e foi organizada pela Associação de Ciclismo de Aveiro, Federação Portuguesa de Ciclismo e Câmara Municipal da Mealhada.

A 2ª Volta à Bairrada trouxe até à região bairradina mais de uma centena de atletas nacionais e estrangeiros, das categorias de Elite e Sub-23. No primeiro dia, a prova teve início às 16h com o contrarrelógio individual, num percurso curto, cerca de 8km, mas com partes bastante técnicas, curvas pronunciadas e subidas íngremes, que acabaram por fazer a diferença entre os atletas mais fortes e os menos preparados para este tipo de competição. Com a chuva sempre a ameaçar estragar a festa, Gustavo Veloso, da equipa W52-Quinta da Lixa, destacou-se dos demais e venceu com o tempo mais rápido do dia, completando o percurso de 8 quilómetros em apenas 10 minutos e 17 segundos.

No segundo e último dia de competição, a etapa foi mais longa e difícil. A chuva não deu tréguas, obrigando a organização por motivos de segurança a atrasar o início da corrida em cerca de vinte minutos. O ciclista espanhol, Alejandro Marque, da equipa Efapel, venceu a etapa, percorrendo a distância de 161,5km em 3h45m38segs, rodando a uma velocidade média de 42km/hora. Contudo, a vitória geral coube a Gustavo Veloso, que terminou a prova com apenas dois escassos segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa. No segundo e terceiros lugares do pódio ficaram Delio Fernández, da equipa W52-Quinta da Lixa e Domingos Gonçalves, também da Efapel, a 13 segundos do vencedor.

Gustavo César Veloso conquistou, assim, a classificação por pontos, Ivo Oliveira, da Liberty Seguros/Carglass, foi o melhor jovem, Frederico Figueiredo, da Rádio Popular-Boavista, foi coroado o melhor trepador e Bruno Sancho da Anicolor, venceu a classificação das metas volantes.

No final da prova, foram entregues os prémios aos vencedores pelos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada e por membros do Executivo da Câmara Municipal, no local escolhido para a colocação da meta final, na Avenida 25 de Abril, na Mealhada.

Classificação das 2 etapasvaliação comparativa 2008/2009 (1,18MB)

(2015-04-29) - Press Release