Barcouço recebe Saboreartes e Feira de Bolo de Cornos dias 8, 9 e 10 de maio

05 maio, 2015

Barcouço recebe Saboreartes e Feira de Bolo de Cornos dias 8, 9 e 10 de maio

A localidade de Barcouço, do concelho de Mealhada, recebe nos prÓximos dias 8, 9, e 10 de maio, a Saboreartes, com a 2ª Edição da Feira do Bolo de Cornos da Freguesia de Barcouço. Com este certame pretende-se continuar a divulgar uma das iguarias da freguesia de Barcouço que nasceu há mais de 100 anos, no lugar de Adões, que era um modo de vida de subsistência local, em que as Boleiras de Adões percorriam as feiras, festas e romarias da região, com os canastros à cabeça, para a venda deste produto.

À semelhança da 1ª Edição, que superou todas as expetativas, o certame servirá para divulgar e dar a conhecer outros produtos endÓgenos da freguesia e do concelho, como são os pastéis de nata de Santa Luzia, os licores, doces e compotas e os vinhos e espumantes da região. A Saboreartes já conta com mais de 30 inscrições de artesãos do concelho e da região das mais variadas áreas.

São várias as atividades e espetáculos musicais, onde se destacam:

Workshop de culinária, organizado pelo Centro de Saúde de Mealhada em parceria com a Escola Profissional Vasconcelos Lebre, Animação para crianças, Exibição de artes marciais chinesas e karaté jutsu, prova de ciclismo Punp Track Barcouço, passeio de bicicleta em BTT pelos trilhos da freguesia e Caminhada pela Saúde integrado na Natureza Viva.

Relativamente aos espetáculos musicais, são várias as atuações durante os três dias do certame. O programa tem início na sexta-feira, dia 8, com a atuação do grupo “Sem Batuta”. Já no sábado, dia 9, ao final da tarde, conta com a atuação do grupo “Retenção na Fonte”, constituído por estudantes universitários e, mais pelo serão, com a atuação do grupo de Concertinistas da Lousã. No domingo, dia 10, no início da tarde, conta com a atuação do grupo “Cantar Coimbra”, seguindo-se o Rancho FolclÓrico “Os Traquinas de Barcouço”, composto por crianças da nossa freguesia. A meio da tarde, está marcada a atuação da “FilarmÓnica Lyra Barcoucense” e o certame terminará com a atuação do solo “Chiquinho dos Santos da Casa”

A Junta de Freguesia de Barcouço, organizadora do evento, pretende com este evento proporcionar um fim de semana cheio de animação, que promete ser um sucesso. Será um fim de semana diferente, festivo, de boa disposição e camaradagem entre as gentes da freguesia e todos os que a visitarem. Não falte!

(2015-05-05) - Press Release

festa barcoucço