Festival da Atividade Física reuniu mais de 800 pessoas no Luso

11 maio, 2015

Festival da Atividade Física reuniu mais de 800 pessoas no Luso

A Mealhada recebeu a 5ª edição da Semana da Saúde e da Atividade Física, que decorreu de 3 a 10 de maio, em vários espaços do concelho. Um evento organizado pela Câmara Municipal e dinamizado pelos professores de Atividade Física e Desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que englobou uma série de iniciativas com o intuito de estimular a prática desportiva e de promover a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. O Festival da Atividade Física e Desportiva foi o ponto alto da semana. O evento decorreu no sábado, dia 9, no Pavilhão Municipal do Luso, e contou com a presença de mais de 800 pessoas que ali assistiram às demonstrações de 250 atletas de várias instituições desportivas concelhias.

O Pavilhão Municipal do Luso acolheu, no passado sábado, dia 9 de maio, centenas de pessoas que não quiseram perder o Festival da Atividade Física 2015. Foi um espetáculo repleto de movimento e cor, que contou com demonstrações de várias instituições desportivas do concelho da Mealhada. CADES, EB1 do Luso, Futebol Clube da Pampilhosa, Jardim de Infância do Luso, Ginásio Armazém do Fitness, Kickboxing do Atlético Clube do Luso, Sport Clube do Carqueijo, Luso Ténis Clube, Ginásio Korpo Activo, Grupo Desportivo da Mealhada, Andebol da Casa do Povo da Vacariça, Escola American Kempo Mealhada, Clube Desportivo do Luso, Escola Futsal da Mealhada Geração Benfica e o Hóquei Clube da Mealhada com as secções de Patinagem Artística, Escolinhas de Patinagem, Karaté e Ballet, foram algumas das instituições presentes nesta edição do festival.

A Semana da Saúde e da Atividade Física teve início no domingo, dia 3 de maio, pelas 10h, junto da Fonte de S. João, no Luso, com uma caminhada. No mesmo local, realizaram-se rastreios de saúde na Unidade Móvel da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. As atividades alusivas ao "Dia da Mãe", nas Piscinas Municipais da Mealhada, fecharam o primeiro dia de iniciativas do evento. Na segunda-feira, dia 4 de maio, o programa prosseguiu com a realização de diversos rastreios de saúde à população da Antes, efetuados na Unidade Móvel da Santa Casa da Misericórdia, entre as 17h e as 20h, e com a realização de uma corrida e uma caminhada noturna no Parque da Cidade. No dia seguinte, terça-feira, dia 5, pelas 10h, foi altura do Pavilhão Municipal da Mealhada receber uma Mega Aula para Idosos das IPSS´s concelhias. No mesmo dia, entre as 17h e as 20h, prosseguiram os rastreios de saúde na Unidade Móvel da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, desta vez, em Ventosa do Bairro.

A quarta-feira, dia 6, foi repleta de ações. Uma Recolha de Sangue na Biblioteca Municipal, entre 9h e as 17h, realizado pelo Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, um Workshop de Alimentação Saudável, realizado à hora de almoço por um grupo de alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) sob orientação do chefe de cozinha Luís Lavrador, em frente à Câmara Municipal da Mealhada, bem como aulas de grupo "Open Day", do Ginásio Korpo Activo e ainda rastreios de saúde, em Casal Comba, preencheram o terceiro dia do programa da Semana.

Na quinta-feira, entre 10h e as 13h, foi a vez do Auditório da EPVL receber uma palestra intitulada "O Coração é a razão" levada a cabo pelos profissionais de saúde, Raul Martins, Fátima Franco e Susana Costa. No mesmo dia, na Vacariça, realizaram-se mais rastreios de saúde à população. Já na sexta-feira, dia 8, prosseguiram as atividades, sensivelmente idênticas às realizadas no dia anterior, mas com a dinamização das aulas "Open Day" a serem entregues ao Ginásio Armazém do Fitness e os rastreios de saúde a terem lugar no Largo do Garoto, na Pampilhosa.

O sábado, dia 9, foi o dia mais animado e, para além do Festival da Atividade Física, contou com uma tarde repleta de atividades nas Piscinas Municipais da Mealhada. Ali foram dinamizadas ações para bebés e para adultos, jogos aquáticos para crianças e aulas de hidroginástica. No mesmo dia, a Unidade Móvel da Santa Casa da Misericórdia esteve estacionada no Pavilhão Municipal de Barcouço, onde realizou mais uma série de exames médicos de rastreio à população. A Semana da Saúde e da Atividade Física 2015 terminou no domingo, dia 10 de maio, com a realização de duas iniciativas no Parque da Cidade: uma prova de Orientação (atletismo), pelas 10h, e a realização de rastreios de saúde gratuitos.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 maio 2018