Ir para o conteúdo principal

Grupo Montepio em ação de voluntariado na Mata do Buçaco

15 maio, 2015

Grupo Montepio em ação de voluntariado na Mata do Buçaco

Realizou-se hoje, dia 15 de maio, mais uma ação de voluntariado, no âmbito do projeto BRIGHT, do Grupo Montepio na Mata Nacional do Buçaco que contou com a participação de cerca de 30 voluntários contando com a presença de colaboradores do Grupo Montepio, participantes do Projeto Bio Somos Todos, de Milene Matos, de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Universidade de Aveiro. O arranque manual de espécies exóticas e a posterior plantação de autóctones foram os trabalhos desenvolvidos ao longo do dia.

O Grupo Montepio integrou o Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco, F.P., até ao momento da entrada em vigor do Decreto-lei nº58/2014 de 15 de abril. No entanto a estrita relação de cooperação e preservação com a Mata levou à assinatura de um protocolo entre ambas as instituições em 2012 que estabelece a oferta de oficinas de sensibilização para benefício de grupos vulneráveis, voluntariado corporativo bianual do Montepio.

Até ao momento, o protocolo tem sido cumprido e diversas instituições carenciadas já usufruíram de oficinas ambientais na Mata, assim como as ações de voluntariado corporativo têm sido realizadas. O resultado destas ações está à vista com perto de 3h já controlados, de espécies invasoras, e diversas árvores plantadas, numa parcela, situada numa área de conservação do projeto BRIGHT, presentemente apadrinhada pelo Grupo.

Para dar seguimento ao trabalho desenvolvido, a FMB, F.P. convidou o Grupo Montepio para realizar, mais uma vez, uma ação de voluntariado na Mata do Buçaco hoje, dia 15 de maio, com a participação dos seus colaboradores intervenientes do Projeto Bio Somos Todos, de Milene Matos, de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Universidade de Aveiro, demonstrando assim os esforços comuns que o Grupo Montepio consegue agregar a favor do ambinente. Os trabalhos iniciaram com o arranque manual de espécies invasoras e remoção de material lenhoso. Posteriormente procedeu-se à sua cobertura e ensombramento com uma camada de matéria orgânica e plantação de espécies autóctones, tais como: vinca (Vinca minor), era (Hedera hibérnica) e gilbardeira (Rucus aculeatus).

A ação de voluntariado está, também, inserida nas ações de voluntariado corporativo do projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating HabitatThreats), apoiado pelo programa europeu LIFE+/ Biodiversidade, e previu uma sessão de introdução e enquadramento, bem como uma formação que antecedeu à execução das tarefas práticas necessárias à conservação da Mata.

Ciente da importância que o Grupo Montepio detém a nível nacional, com 650.000 associados, e no espírito cooperativo que tem caraterizado a relação entre a Fundação Mata do Buçaco F.P. e o Grupo Montepio os objetivos de tal ligação revelam-se fundamentais para todos os que trabalham em prol da Mata Nacional do Buçaco, sendo extremamente importante para FMB, F.P. ter ao seu lado uma instituição como o Montepio, dando-lhe o estímulo para continuar a realizar o melhor trabalho possível. 

(2015-05-19) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...